ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Onde está o teu tesouro aí está também o teu coração

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão (Mt 6, 19-23).

Queridos irmãos e irmãs... Estamos no mundo, mas não precisamos ficar ansiosos e correndo pelas coisas materiais que geram insatisfação, frustração e aniquilamento como pessoa. São Paulo, em sua Carta a Timóteo, já nos alertava que nós precisamos de alimento e vestimenta. Sem eles, com certeza, ou morremos de fome ou ficamos sem proteção devido às intempéries do tempo. O resto, se não tivermos, não será a nossa destruição ou morte. Jesus nos exorta: buscai as coisas do alto e do Reino, que outras virão por acréscimo.

Quando nós damos devido valor às coisas, tudo corre bem para os que amam Deus. Se formos simples e vivermos de acordo com a vontade de Deus, alimento de cada dia, chega a nossa mesa e agradecemos a Ele que permite que a Terra produza na força do trabalho dos humildes. Assim, seguindo o que Jesus nos fala no seu Evangelho, com certeza, a nossa vida se ilumina e ainda seremos testemunha e luz para os outros.



Segue abaixo este comentário que é oportuno para nós que somos cristãos e pertencemos à Igreja de Cristo:

Comentário ao Evangelho do dia feito por Concílio Vaticano II

Mensagem aos governantes


“Não acumuleis tesouros na terra”

Neste momento solene, nós, os Padres do XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, ao dispersarmo-nos depois de quatro anos de oração e de trabalhos, na plena consciência da nossa missão para com a humanidade, dirigimo-nos com respeito e confiança àqueles que têm em suas mãos o destino dos homens na terra, a todos os depositários do poder temporal.http://www.blogger.com/img/blank.gif

Nós proclamamos altamente: prestamos honra à vossa autoridade e à vossa soberania; respeitamos a vossa função; reconhecemos as vossas leis justas; estimamos aqueles que as fazem e aqueles que as aplicam. Mas temos uma palavra sagrada a dizer-vos e é esta: só Deus é grande. Só Deus é o princípio e o fim. Só Deus é a fonte da vossa autoridade e o fundamento das vossas leis (recebido por e-mail através de arautos@arautosdoevangelho.com.br).

É a vós que pertence ser na terra os promotores da ordem e da paz entre os homens. Mas não esqueçais: é Deus, o Deus vivo e verdadeiro, que é o Pai dos homens. E é Cristo, o Seu Filho eterno, Quem nos veio dizer e ensinar que somos todos irmãos. É Ele o grande artífice da ordem e da paz na terra, porque é Ele Quem dirige a história humana e é o Único que pode levar os corações a renunciar às más paixões que geram a guerra e a infelicidade. É Ele Quem abençoa o pão da humanidade, Quem santifica o seu trabalho e o seu sofrimento, Quem lhe dá alegrias que vós não podeis dar, Quem a reconforta nas dores que vós não podeis consolar. Na vossa cidade terrestre e temporal, Ele constrói misteriosamente a Sua cidade espiritual e eterna, a Sua Igreja (recebido por e-mail através de arautos@arautosdoevangelho.com.br).

Assim, mais uma vez, vemos que a Igreja, no seu Magistério, nos orienta para caminhos seguros que produz em nós o bem. Não podemos ficar surdos e nem cegos aos apelos da caridade e da partilha de dons. Não podemos pensar em acúmulos de bens e fartar-se, gerando desperdício, consumismo e materialismo que leva ao fechamento do nosso coração para as necessidades de outros irmãos mais carentes e sem força de luta. A injustiça gera exclusão e a indiferença gera menosprezo e desrespeito à dignidade humana. Deus é Pai e nos chama para uma comunhão universal que leva à vida em abundância para todos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 17 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br

Nenhum comentário: