ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Festa de São Pedro e São Paulo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja está celebrando a festa de dois apóstolos que são as colunas Mestras dela. Eles foram marcas importantes na Igreja primitiva. A liturgia celebra também o Dia do Papa, o sucessor de Pedro. Sabemos que Pedro foi o discípulo escolhido por Cristo e que Jesus deu a ele o primado da Igreja, e que até hoje tem um que a guia com segurança assistida pelo Espírito Santo, hoje na voz e na presença do papa Bento XVI, que completou agora 60 anos de ordenação sacerdotal. Paulo é considerado o apóstolo dos gentios (de todos os povos e nações) e foi chamado por Jesus, vivo e ressuscitado a ser seu missionário.

Os dois personificaram a identidade da Igreja, como discípulos e missionários. Diferentes na missão, no caráter, no estudo, mas profundamente unidos no AMOR e na FÉ por Cristo e sua Igreja. Esta celebração na Igreja é muito antiga e a festa do Natal. A Igreja vai caminhando com as exigências da história humana, mas sem perder o seu caráter dado por Cristo que é a cabeça dela, e nos todos somos os membros, e devemos dar o Testemunho da Salvação dada pelo Nosso Deus. A celebração de hoje é muito antiga, anterior até a própria Festa do Natal. As Leituras Bíblicas deste dia nos falam desses dois grandes apóstolos.

Nos Atos dos Apóstolos, aparece PEDRO: preso pelas autoridades... para agradar os judeus... com data marcada para morrer (At 12, 1-11). Aqui vemos o Testemunho, que gera oposição e perseguição. E o que mais nos chama atenção é a solidariedade da Igreja, tendo uma atitude de vigília que, unida e solidária, reza por Pedro. Deus nunca abandona os seus seguidores que lutam diariamente por uma humanidade digna para todos, e podemos ver a presença atuante do Deus da Vida protegendo os discípulos nas provações da missão.

Na Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, vemos Paulo preso e prestes a morrer no Ano de 67 da Era Cristã. Temos aí um Testamento Espiritual de sua vida a serviço do Evangelho, um caminho a ser seguido por todos os cristãos de hoje e sempre. Assim Paulo fala: "Estou pronto... chegou a minha hora... combati o bom combate... terminei a corrida... conservei a fé... E agora aguardo o prêmio dos justos". E ainda faz uma exortação dizendo que Deus nunca nos abandona: O Senhor esteve comigo... a Ele a GLÓRIA..." (Cf. 2 Tm 4, 6-8.17-18).

No Evangelho de São Mateus, Cristo dá a PEDRO o Primado sobre a Igreja. É na fé de Pedro que Jesus confirma a chefia e o rumo da Igreja que hoje é guiada pelo nosso papa Bento XVI. Temos aí uma catequese eclesial e que não deixa dúvida (Cf. Mt 16, 13-19). Podemos ver dois aspectos desse Evangelho, um cristológico, e outro eclesial. Jesus não é apenas um homem como qualquer outro. Ele é reconhecido por Pedro como Filho de Deus que nos dá a vida eterna.

Jesus, por causa da fé de Pedro Nele, confere a primazia da Igreja e o tesouro da fé que está e estará sempre nas mãos de seus sucessores. A comunidade sente a firmeza do seu líder, é a rocha da fé em Jesus que não se abala com o decorrer do tempo da história. Assim "o Poder da morte nunca poderá vencê-la", pois é Jesus que dá a garra e "o poder das chaves" para todos que lutam bem da humanidade inteira. Revela a futura missão de Pedro: "Pedro recebe 'as chaves do Reino' e ocupa o primeiro lugar, com a missão de guardar o tesouro da fé na sua integridade e de confirmar os seus irmãos" na minha crença (Cf. CIC 109).

Assim Jesus quer que tomemos partido Dele e professemos a fé incondicional a Ele, pois Ele é o único salvador da humanidade e nos deixa livres das amarras do pecado que mata o homem e a mulher por inteiro. Cada um é responsável pela difusão do Evangelho: padres, diáconos, bispos e leigos engajados que se empenham na missão de anunciar e viver Jesus no dia-a-dia.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 29 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br

2 comentários:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

corrigindo: Esta celebração na Igreja é muito antiga que a festa do Natal.