ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Leigos bem preparados para a evangelização, pede Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja é formada por todos os batizados. Todos têm a responsabilidade na evangelização. Cada um deve ser bem preparado na formação, na fé e ter uma espiritualidade cristã que se concretiza no agir da pessoa que testemunha quem crê em Cristo. A Igreja é mãe e mestra. Ao mesmo tempo em que ela cuida, zela e ajuda, ela também ensina o povo de Deus a não cair no erro e nem no fanatismo religioso. Um cristão bem formado, isto é, intelectualmente e espiritualmente bem formado, na práxis e na teoria, pode dar razão à sua fé mais amadurecida no Cristo Vivo. Jesus quer revelar plenamente a sua verdade que nos liberta dos preconceitos, tabus e superstições.

O Congresso Internacional celebrativo do 50º Aniversário da Encíclica “Mater et Magistra”, escrita pelo Bem-Aventurado João XXIII, chamado de o papa bom, terminou no dia 18, quarta-feira. O evento foi promovido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz com o tema "Justiça e globalização: da ‘Mater et magistra’ à ‘Caritas in veritate’". http://www.blogger.com/img/blank.gif

O santo padre, o papa Bento XVI, falou no primeiro dia de evento sobre os desafios contemporâneos da Igreja. A Igreja confia em primeiro lugar em Jesus e no Seu Espírito, que a conduzem pelas estradas do mundo, mas conta com atividades de instituições e a obra de anúncio e testemunho dos leigos na difusão de sua Doutrina Social. "Eles devem ser preparados espiritualmente, profissionalmente e eticamente. A ‘Mater et magistra’ insiste não somente na formação, mas sobretudo na educação que forma a consciência cristã e leva a uma ação concreta, segundo um discernimento sapientemente guiado", exortou o papa. O Congresso Internacional começou na segunda-feira, dia 16, e acontece na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano (www.tardecommaria.com).

A Igreja está no mundo como uma estrela guia que leva a todos no caminho certo e sem desvio da doutrina que Jesus confiou a ela. Não podemos cruzar os nossos braços e nem achar que tudo está bom. A marca da ação de cada cristão deve estar associada intimamente a Deus na oração, na comunhão e na escuta da Palavra. Cada pessoa se aprimora para que a evangelização neste mundo aconteça, apesar das dificuldades e obstáculos no mesmo. Há muitas correntes, facções e ideologias contrárias ao ensinamento genuíno de Cristo, mas isso não é justificativa para a nossa omissão.

Toda a Igreja é responsável pela transformação deste mundo, que carece da presença de Deus. As instituições religiosas, políticas e sociais devem ter e estar animadas na força do Espírito Santo que renova todas as coisas. Precisamos ter um novo ardor missionário e mãos que colocam a serviço de todos, principalmente os afastados da religião, os doentes, os desesperançados. Enfim, precisamos tomar consciência de que o bom testemunho ajuda cada pessoa a se aproximar de Cristo, Senhor e Salvador da Humanidade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 18 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com

Nenhum comentário: