ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A conversão é necessária para viver o batismo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A conversão é uma atitude de quem crê em Cristo e quer estar com Ele e com a Igreja. Para isso, precisamos fazer uma revisão de vida e convertermo-nos para o Deus da Vida. A conversão é necessária para celebrarmos bem a liturgia do mistério pascal que acontece todas as vezes que participamos da celebração eucarística.

A liturgia da Igreja faz um apelo à conversão sempre. Há muita coisa que devemos fazer para nos tornarmos livres. Devemos nos desapegar das coisas que nos impedem a ter libertação. Devemos tirar as sandálias e pisar no solo sagrado que nos faz ver Deus na Nossa História de Vida. Devemos vestir a roupagem da graça que nos dá a dignidade.

No Livro do Êxodo, vemos que Deus manifesta a Moisés, através da sarsa ardente, e Ele lhe pede que tire as sandálias, e que pise o solo. Deus dá uma missão para Moisés de libertar o Povo da escravidão no Egito. Esse povo passa pela longa caminhada do deserto. É provado nesta jornada. Deus ensina, purifica, transforma esse povo com as Tábuas da lei e o unifica em uma religião [do latim RELIGARE] que tem Deus que caminha com a História do Povo na conquista da terra prometida. Esse Êxodo é Processo de Conversão. Cada cristão deve procurar se desarmar de todas as amarras que o impedem de ser livre e ter uma vida plena (cf. Ex 3, 1-8.13-15).



São Paulo nos lembra das maravilhas que Deus fez no passado, na libertação do Povo de Israel. No deserto, Deus esteve presente, mostrando a sua bondade através de prodígios que marcaram a História do Povo de Deus. Deus é presença que nunca falta a quem está sempre em comunhão com Ele. Todos experimentaram o poder de Deus, dando alimentos e água na hora certa para alimentar e saciar o seu povo. Quem não se comprometeu com a Aliança de Deus ficou por lá, no deserto (cf. 1 Cor 10, 1-6.10-12).

O Evangelista Lucas nos mostra dois acontecimentos trágicos daqueles dias: a matança de Pilatos e a queda da torre de Siloé - 18 mortos. Jesus nos exorta que aqueles acontecimentos não são castigos de Deus, mas que é preciso que nos convertamos e mudemos de vida, isto é, é necessário sairmos do pecado para a vida da Graça que vem da ação do Senhor Jesus que vem e salva a humanidade.

Jesus fala da figueira estéril que não dá fruto no tempo certo. Tem vontade de arrancar e atirar fora para ser destruída. Mas os discípulos pedem: deixa-a mais dois anos, cuidaremos dela e quem sabe, nesse tempo, ela vai produzir.

É isso que Deus nos propõe: um tempo necessário para nós revisarmos a nossa vida e mudarmos. Isso é bondade de Deus e graça Dele para conosco. Que o momento de reflexão e penitência que fazemos seja para celebrarmos bem o mistério da Paixão, morte, ressurreição e ascensão do Senhor em cada missa que participamos e que possamos participar da Igreja, recebendo os sacramentos que nos ajudam a estar em comunhão com Deus e com os irmãos (cf. Lc 13, 1-9).

Non, dico vobis, sed, si non paenitentiam egeritis, omnes similiter peribitis (Lc 13, 5)

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 05 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: