ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jesus vai para o céu e começa a nossa missão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Jesus vai para o céu depois de cumprir a sua missão e nos deixa um mandato para continuar a sua missão através do nosso serviço aos nossos irmãos e irmãs. A festa da ascensão do Senhor nos mostra que o trabalho de Jesus de salvar a humanidade chega ao seu final e começa o nosso.

No livro dos Atos dos apóstolos, vemos a despedida de Jesus em Jerusalém, onde tudo terminou, fala da vinda Espírito Santo e o testemunho dos que estiveram com Jesus. Os discípulos vão propagar o Evangelho até os confins da terra. Nós hoje somos esses que vão dar testemunho de Cristo no mundo que, muitas vezes, é hostil à Palavra de Deus, negando vida a todos (cf. At 1, 1-11).

Na carta de São Paulo aos Efésios, temos a interpretação de Paulo da Ascensão como a glorificação de Cristo e o anúncio do retorno de toda a humanidade a Deus. Jesus precisa ir para que o caminho fique aberto para o céu. Lá há muitas moradas que vão ser preparadas por Ele para nós.

Jesus, Senhor da Vida, sempre estará nos ajudando, nos dando a força e nos levantando das quedas (Cf. Ef 1, 17-23). A humanidade precisa sair do egoísmo, ser mais solidária aos que mais precisam. Devemos melhorar as condições de vida não com migalhas, mas com salários mais dignos, moradias e educação que promovam a pessoa por inteiro.

O Evangelho de Mateus narra a Aparição Pascal de Jesus na GALILÉIA, onde tudo começou. Jesus tem o poder que vem de Deus Pai como ele mesmo diz: "Todo PODER me foi dado... e ainda nos dá um mandato para evangelizar a todos. Embora estejamos na Igreja de Cristo, que tem normas e ritos, pois ela está no mundo institucionalizado, mas deverá sempre agir na mansidão, no amor e na misericórdia, cuidando de todas as ovelhas, principalmente as mais indefesas que são os pobres, os doentes que estão fora do sistema de saúde e outros que estão marginalizados.

Jesus nos dá a missão dizendo: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”; e ainda faz uma promessa que está conosco: "Estarei convosco até o fim dos tempos..." (cf. Mt 28, 16-20). Somos a Igreja missionária por vocação. Cada cristão deve ser continuação da missão de Jesus e levar a sua proposta de salvação e libertação.

Jesus deixou a Igreja para que seja a sua voz. No passado, foram os seus apóstolos e hoje ela está nas mãos do nosso papa Bento XVI e seus sucessores. Para crê em Jesus, é preciso ter ensino e aceitar na Sua proposta e pedir o Batismo. Com ele, nos aderimos a Jesus e à sua Igreja e vamos ser selados por Cristo para sempre.

Devemos abrir o nosso coração e nos despojar do homem velho acostumado com as mesmices e os pecados, para surgir o homem novo que vem da ação da graça santificante. Nós precisamos aprender que, quando estamos com Cristo, a nossa vida toma outro rumo. Tornamo-nos mais alegres e capazes de sermos melhores para que o mundo seja melhor na comunhão com Deus que estará conosco sempre.

Jesus vai e nos mandará o Espírito Santo que renova todas as coisas, nos dá força pra testemunhar com nossa vida mesmo diante do martírio em nome de Jesus Cristo.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 05 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: