ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Espírito Santo dá força à Igreja

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos Irmãos e Queridas Irmãs em Cristo com Maria, reunidos na força do Espírito Santo...

Celebramos PENTECOSTES, a Festa da Igreja. Neste dia, também celebramos, o Dia da Comunidade. O Espírito Santo e a vida comunitária dão força e coragem a todos no testemunho cristão-humano. O ciclo pascal é concluído liturgicamente com esta festa. Deus se manifesta na entrega da Lei a Moisés. O povo judeu celebrava Pentecostes, inicialmente a festa da colheita.

Depois celebrava a festa da chegada do Povo de Deus no Sinai, onde foi entregue por Deus os 10 mandamentos e da aliança. Com o envio do Espírito Santo, prometido por Jesus sobre os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria, assim marca-se o início da MISSÃO e o nascimento da IGREJA. Hoje a Igreja é peregrina e caminha no mundo testemunhando Cristo que é o mesmo ontem, hoje e sempre.

No livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas descreve como um fato solene e extraordinário, acontecido na cidade JERUSALÉM, na festa judaica do Pentecostes, os 50 dias depois da Páscoa dos Judeus. Mas agora tem a matiz da presença santificante de Jesus através do Espírito Santo que anima e fortalece cada cristão. O Espírito Santo estava presente no início da vida pública de Jesus e está presente na ação missionária da Igreja daquele tempo e do nosso. Aquele acontecimento transformou os apóstolos e os faz unidos numa comunidade de amor, solidariedade e de oração-serviço. Agora todos são convidados a pertencer ao Reino de Deus através da conversão e do Batismo (cf. At 2, 1-11).

Aqui vemos a Igreja como uma comunidade de irmãos(ãs) reunidos(as) por causa de Cristo, animada pelo Espírito do Cristo ressuscitado que está no meio de nós, que testemunha na nossa história o projeto libertador de Jesus e de toda a humanidade. A Igreja congrega todos na mesa da Palavra e da Eucaristia. Todos são convidados a pertencer a ela.

Na Primeira Carta aos Coríntios, recordamos a ação do Espírito Santo na Comunidade. Os dons provindos do único Espírito não podem criar competição, mas devem servir para promover a unidade... (cf. 1 Cor 12, 3b-7.12-13). Aqui temos os dons que são para o serviço e a edificação da Igreja. O Espírito Santo nos dá a alegria e a esperança do Reino que já se vislumbra no nosso meio onde houver partilha, participação e fraternidade entre os irmãos.

No Evangelho, João situa a recepção do Espírito Santo na GALILÉIA, onde tudo começou, no anoitecer do Dia de Páscoa (cf. Jo 20, 19-23). Na noite do primeiro dia, os discípulos estavam com medo, mas reunidos juntos com janelas e portas trancadas. Eles estavam sem orientação e sem rumo, mas Jesus aparece no meio deles e dá a paz e sopro da força do Espírito Santo.

Esse acontecimento renova a vida e os enche de esperança em cada um deles e também em nós. Jesus mostra os sinais das marcas dos cravos que foram penetrados na sua pele, Ele é, de fato, o amor-doação que marcou pra sempre na cruz. Agora a cruz é sinal de redenção, pois Jesus vive e está sempre no nosso meio. No início da criação, Deus sopra o sopro da vida, mas, com a queda, o homem perdeu esta vida e agora Jesus dá o novo sopro que refaz a criatura humana na perfeita imagem e semelhança de Deus.

O homem velho decaído pelo pecado ressurge na força do Espírito Santo o homem novo com a estatura da graça que vem da nossa adesão a Cristo. Finalmente, Jesus explicita a missão dos discípulos como Ele mesmo diz: "Como o Pai me enviou... eu também vos envio...". Nós temos o Espírito Santo que veio até nós pelo Batismo e fortalecido como soldados de Cristo pelo Crisma. Nós somos missionários do Senhor, pois somos enviados a todos os lugares com o nosso jeito, com os dons e carismas que o Espírito dá a cada um de nós.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 09 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: