ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Santos e não os poderosos que levam esperança aos povos, diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A vida humana é marcada por alegrias, esperanças e sofrimentos, mas quando estamos em comunhão com Cristo nos tornamos fortes no combate do mal e felizes na presença de Deus. O batismo nos permite estar na intimidade com Deus, pois nos tornamos filhos adotivos no Cristo. E, na Igreja, somos inseridos e agraciados pelos sacramentos que nos vitalizam na vivência cristã. Cada um de nós, quando estamos ligados a Cristo, nos tornamos samaritanos aos que mais precisam porque nos despojamos do homem velho que ficava no egoísmo, no pecado, na ganância para se transformar no homem novo que é caridoso, misericordioso, solidário e que partilha os bens com quem precisa de nossa ajuda. Somente os que são de Deus podem ajudar aos que mais precisam porque segue os passos de Jesus que veio ao mundo não para ser servido, e servir a todos e dar a graça para aqueles que querem se converter e mudar de vida do mal para o Bem.

“Bento XVI recordou seu antecessor, o beato João Paulo II, como um ‘grande missionário’ que promoveu a chamada ‘nova evangelização’”. “Ao longo dos séculos, foram os santos e não os poderosos a levar esperança aos povos”, afirmou o papa Bento XVI na oração mariana do Regina Coeli, na manhã deste domingo, 29. Como exemplos, Bento XVI citou São Carlos Borromeu em Milão dos tempos da peste; Madre Teresa de Calcutá e tantos outros missionários, que “deram suas vidas para levar o anúncio de Cristo e fazer brotar entre os homens a alegria mais profunda". O pontífice ressaltou que, enquanto os poderosos deste mundo buscam conquistar novos territórios por interesses políticos e econômicos, os "mensageiros de Cristo" vão a todos os lugares levando o próprio Cristo aos homens e estes a Deus. “[Os homens] sabem que somente Cristo pode dar a verdadeira liberdade e a vida eterna”, ratificou (www.cancaonova.com).

“Ao comentar o trecho dos Atos dos Apóstolos em que Felipe prega na Samaria, o santo padre destacou que, ainda hoje, a vocação da Igreja é a evangelização. "Seja junto aos povos que ainda não foram 'irrigados' pela água viva do Evangelho, seja junto aos povos que apesar de terem raízes cristãs antigas, precisam de nova seiva para produzir novos frutos e redescobrir a beleza e a alegria da fé”. Em seguida, o papa mencionou o novo beato João Paulo II como “um grande missionário”. “Ele relançou a missão ‘ad gentes’ e, ao mesmo tempo, promoveu a nova evangelização”.

“Confiemos ambas à intercessão de Maria Santíssima. Que a Mãe de Cristo acompanhe sempre e em todo lugar o anúncio do Evangelho para que se multipliquem e se ampliem no mundo os espaços aonde os homens reencontrem a alegria de viver como filhos de Deus”. Após a oração mariana, o “papa fez saudações em várias línguas. Em polonês, recordou os 30 anos de morte do Cardeal Stefan Wyszynski, o ‘primaz do milênio’”.

E antes de se despedir dos fiéis, Bento XVI recordou que hoje se celebra na Itália o Dia Nacional do Consolo, dedicado à solidariedade aos doentes. Neste sentido, pediu orações por todos os enfermos, especialmente pelas crianças e seus pais (www.cancaonova.com).

Assim, queridos irmãos e irmãs, somos chamados a dar razão à nossa fé nas práticas cristãs no mundo onde muitos passam necessidade material e espiritual. Não devemos nos conformar com o mundo, mas sermos pessoas boas que saem de si para ajudar o próximo. Cada um tem um dom que se pode colocar ao bem comum. Não podemos jamais fechar no nosso egoísmo e nosso mundo particular porque Deus é amor e nos impulsiona para a vivência da caridade onde estivermos. A evangelização vai acontecer no mundo se cada um der testemunho na sua própria vida que Jesus é Senhor e salvador e viver conforme a fé Nele. A mão se estende aos necessitados e se enche de perfume que exala a solidariedade e fraternidade entre nós. Que o Deus da consolação anime os desanimados e os encoraje na construção do Reino mais justo, fraterno e cheio de paz.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 29 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: