ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Jesus é o caminho, a verdade e a vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria e na intercessão de nossa querida Santa Rita...

A liturgia de cada domingo nos insere cada vez mais no mistério do Cristo vivo que está no meio da comunidade que se reúne em torno do altar e da mesa da Palavra. Deus nos quer unidos e em vida de comunidade. Nela aprendemos a sermos participantes, solidários e promotores de justiça.

No livro dos Atos dos apóstolos, encontramos o 1º Conflito na Comunidade de Jerusalém e que nos mostrou como que eles resolveram o problema. Os cristãos (At 6, 1-7) de origem grega queixam-se que as suas viúvas não estão recebendo a mesma atenção do que as viúvas judaicas. Então os Apóstolos propõem a escolha de sete homens honrados para que eles possam ficar mais livres para a Oração e para o serviço da Palavra. Aí tem o primeiro ministério na Igreja, o diaconato, que é o serviço para que o padre possa desempenhar melhor o seu ministério sacerdotal, isto é, na confissão, no aconselhamento e na celebração da Eucaristia.

A comunidade tem seus membros e todos são chamados a colocar os seus dons a serviço dela, através da participação nas pastorais e movimentos. Quando participamos em uma comunidade, sempre temos problemas e conflitos. Esses não podem ser obstáculos para a nossa missão, mas que cada um de nós possa enfrentar com coragem esses desafios e superá-los na graça de Deus e na comunhão mais íntima com o Senhor.

Nós somos chamados a viver a unidade na pluralidade na comunidade de irmãos. Somos servos que estão à disposição do Senhor para cuidar, ajudar e ensinar as pessoas a se libertarem do pecado e aderirem a Cristo de modo pleno.

Na primeira carta de Pedro, vemos que Pedro compara a Igreja a um Edifício Espiritual, no qual Cristo é a "Pedra angular" e os cristãos "Pedras vivas". Se olharmos o Antigo Testamento, temos o templo de Jerusalém que foi construído com pedras materiais. Agora cada um de nós é o templo vivo do Senhor com Pedras Vivas, onde deve reinar a caridade, a justiça e o amor na vivência comunitária, na família e na sociedade (1 Pd 2, 4-9).

No Evangelho de São João, vemos a Igreja como um Povo Peregrino que está a caminho para o Reino definitivo e para Deus. Quem nos guia é Jesus Cristo, Senhor da Vida e vivo no nosso meio, que caminha para Deus, guiado por Cristo. Jesus nos mostra que Ele é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA (Jo 14, 1-12). Jesus já mostra que está para ir embora definitivamente e nos deixará o Espírito Santo que vai dar força e ânimo para a nossa missão de anunciar o seu Evangelho.

Hoje Cristo confia em cada um de nós que fazemos parte da comunidade cristã. É Ele quem nos dá a garantia da salvação. É Ele quem nos revela o coração misericordioso de Deus e nos dá a vida verdadeira que nunca termina na eternidade com Ele. Cada um deve achar o seu lugar na Igreja e se empenhar para o bem da comunidade e do povo de Deus. Assim a Igreja se torna radiante de luz da presença Ressuscitado, porque todos participam, têm vez e voz.

Queridos irmãos e irmãs... Nesse último dia do Tríduo, celebramos a memória de Santa Rita no mistério de Cristo vivo em nosso meio. Ela é querida pelo sagrado espinho de Cristo. Ela soube configurar a sua vida no Cristo que sofreu e sofre nos mais humildes e sem vez na nossa sociedade que é muitas vezes materialista e egoísta.

O espinho representa a dor do sofrimento, da falta de amor para com os outros, a carência do pão material e espiritual. Santa Rita nos ensina que é em Jesus que vamos encontrar forças para as nossas atividades humanas, religiosas e comunitárias.

Jesus, com a coroa de espinho na cabeça, torna-se Rei sofredor que serve a humanidade no amor extremo, de um sofrimento atroz, mas que nos santifica e nos salva. Santa Rita participa um pouco desse sofrimento recebendo um espinho da coroa de Jesus na sua fronte e se solidariza na sua dor e se torna intercessora de cada um de nós para ajudar nas causas impossíveis e desesperadoras de nossa vida humana e da nossa história em que vivemos.

Que este dia nos desperte para o amor servidor, para ser bálsamo aos que mais sofrem e, quando o sofrimento chegar até nós, possamos fazer como Santa Rita: confiar Nele e participar também de um pouco do sofrimento que foi de Jesus na via crucis e na cruz redentora. O perfume de nossas ações será como rosa bonita que também tem os seus espinhos para que a caridade aconteça no nosso meio.

Assim, possamos caminhar livres e decididos na construção de uma sociedade, de uma comunidade e de uma família mais humana e fraterna entre nós para que o Reino de Deus possa ser vislumbrado já aqui na terra e perpetuado no céu para sempre.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 21 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: