ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Papa pede que fiéis rezem pelos pastores da Igreja

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja precisa de pastores zelosos que cuidam do Rebanho como um bom pastor sem ganância e interesses particulares. Ser pobres com os pobres, ser samaritanos com os doentes e enfraquecidos, ser firmes com os poderosos e ser pródigo com os que caem. Ser aberto a todos tanto aos pobres como ricos, aos diferentes, aos religiosos e aos que não professam a mesma fé. Enfim, ser um ouvido amigo que acolhe os que procuram ajuda.

“O mundo terá sempre necessidade de pastores que anunciam a Palavra”, destacou o papa Bento XVI. A figura de Jesus como o Bom Pastor foi exposta pelo papa Bento XVI na oração do Regina Coeli neste quarto Domingo de Páscoa, 15. O santo padre pediu para que os fiéis rezassem pelos pastores da Igreja que, inspirados pela figura do Bom Pastor, passam a guiar o rebanho que Deus lhes confiou com sabedoria e prudência. Ao rebanho, unido a Jesus por um vínculo de amor e de recíproco conhecimento, garantimos o dom incomensurável da vida eterna.

Ao mesmo tempo, destaca o papa, a atitude do rebanho para com o Bom Pastor, Cristo, é apresentada pelo Evangelista com dois verbos específicos: escutar e seguir. Antes de tudo, explica o pontífice, é da escuta da Palavra de Deus que nasce e se alimenta a fé. “Somente quem é atento à voz do Senhor é capaz de avaliar as decisões corretas em sua própria consciência para agir de acordo com Deus”, enfatiza [Santuário Eucarístico Diocesano/Paróquia Nossa Senhora de Fátima (PR)].



“Assim, da escuta deriva o seguir Jesus. Depois da escuta e da acolhida interior dos ensinamentos de Jesus Cristo é possível viver cotidianamente como Seus discípulos. Na oração do Regina Coeli, o santo padre pediu a todos que rezem pela vocação sacerdotal, especialmente, pelos bispos, incluindo o bispo de Roma, pelos párocos e por todos aqueles que possuem a responsabilidade de guiar o rebanho de Cristo, “de modo que sejam fiéis e prudentes no cumprimento de seus ministérios”.

Recordando sua mensagem enviada para a Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o papa destacou que uma vocação se cumpre quando saímos “da própria vontade fechada e da própria ideia de autorrealização para imergir-se numa outra vontade, aquela de Deus, deixando-nos guiar por ela” [Santuário Eucarístico Diocesano/Paróquia Nossa Senhora de Fátima (PR)].

“Bento XVI disse que a feliz intuição de seu predecessor, Pio XII, em criar, há 70 anos, a Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais se fundava na “convicção de que as vocações crescem e amadurecem nas igrejas particulares, facilitadas pelos contextos familiares sadios e reforçadas pelo espírito de fé, de caridade e de piedade”. Neste tempo em que a voz do Senhor está suscetível a ser submersa em meio a tantas outras vozes, “cada comunidade eclesial é chamada a promover e cuidar das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Os homens, de fato, têm sempre necessidade de Deus, também no nosso mundo tecnológico, e terá sempre necessidade de pastores que anunciam Sua Palavra e encontrar o Senhor nos Sacramentos”, salientou o santo padre.

O papa recordou também as recentes beatificações de Georg Häfner, sacerdote alemão morto como mártir no campo de concentração de Dachau, e do presbítero italiano Giustino Maria Russolillo, fundador da Sociedade das Divinas Vocações. "Agradeçamos ao Senhor para que não faltem santos sacerdotes em Sua Igreja", enfatizou [Santuário Eucarístico Diocesano/Paróquia Nossa Senhora de Fátima (PR)].

Assim a Igreja é vitalizada nas vozes dos pastores que não deixam as ovelhas perdidas e sem rumo. O ministério sacerdotal é a graça do rebanho porque as ovelhas podem seguir seguramente a sua voz e ser socorridas nas adversidades da vida. O padre não pode se misturar e se contaminar com o mal do mundo que é o consumismo, o materialismo e o individualismo, que não ajudam as pessoas a sair das armadilhas do pecado que definham a pessoa na sua dignidade.

Devemos orar sempre a Deus para que o sacerdote não se desvie das suas funções e missão de evangelizar e não ficar preso em coisas que não ajudam as pessoas a se libertarem da escravidão dos vícios. Devemos ser simples e seguir os conselhos evangélicos que são a pobreza, a obediência e a castidade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 29 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: