ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jesus se despede e promete o Espírito Santo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja Católica celebra nos próximos dias duas grandes festas que são a ASCENSÃO e o PENTECOSTES. A liturgia nos permite entrar sempre em comunhão com Deus e com os irmãos de caminhada. A Palavra de Deus ilustra-nos esses dois fatos que são relevantes na vida da Igreja. Deus sempre está conosco e presente na sua Igreja pela presença do Espírito Santo. Jesus está na casa do Pai, enviando a cada um de nós a força e a graça de podermos construir um mundo mais justo e humano.

No livro dos Atos dos apóstolos, é narrado para nós o início da missão evangelizadora da Igreja, fora de Jerusalém (cf. At 8, 5-8.14-17). Aqui vemos os apóstolos João e Pedro que são enviados à Samaria para completar a missão da iniciação cristã feita pelo diácono Felipe, dando o dom do Espírito Santo aos novos batizados através da imposição das mãos. Aqui vemos o Magistério oficial confirmando o serviço do diácono. Assim o Pentecostes samaritano acontece como foi na casa do centurião romano, que podemos dizer que foi também um pentecoste pagão. Deus não faz acepção de pessoas. Todos têm vez e voz na sua Igreja.

Aqui podemos observar que lá e como hoje: que o Batismo é completado com a unção do óleo do Crisma e pela imposição das mãos do bispo no sacramento da confirmação e, desse modo, o cristão recebe a plenitude do espírito santo. Para que o cristão seja de fato congregado numa comunidade de fé, precisa do Batismo, fidelidade na escuta da Palavra, uma vivência da fé em comunhão com toda a Igreja.

Na primeira carta de São Pedro, vemos São Pedro que exorta os cristãos à fidelidade e aos compromissos assumidos com Cristo no Batismo (cf. 1 Pd 3, 15-18). A fé do cristão exige uma coerência de vida cristã que estão na concretização da sua missão como profeta, sacerdote e rei. Cada pessoa cristã deve fazer a diferença no mundo, ser luz para os outros, ser solidária, ser misericordiosa e viver a partilha na sua comunidade, na sua família e na sociedade.

No Evangelho de São João, vemos o discurso da DESPEDIDA de Jesus. É como um testamento que o Mestre deixa à Comunidade antes de partir. Jesus dá as diretrizes para cada cristão que tem fé Nele possa seguir adiante a missão Dele onde cada um estiver (cf. Jo 14, 15-21). Os discípulos se entristecem pela futura ausência de Jesus, mas Ele os anima e promete a força do Espírito Santo que vira sobre eles.

Ele não nos vai deixar nunca, pois a sua presença é garantida na atuação do Espírito Santo. Ele vai acompanhar a Missão Dele e da Igreja em todos os tempos. Esta é a grande graça que cada um de nós tem de viver em intensa comunhão com o Pai e o Filho, pelo Espírito da Verdade, que nos é dado como dom da Páscoa.

Isso será evidente na medida em que observamos os mandamentos, como Jesus diz: "Quem me ama... guarda os meus mandamentos...". “Desse modo quem vive o amor é que pode receber o Espírito Santo. O amor quebra a barreira do medo e nos faz fortes diante dos problemas e obstáculos que a vida impõe”.

Não se trata dos 10 Mandamentos, pois já existiam no Antigo Testamento. Pouco antes, Jesus resumira toda a Lei e os Profetas em: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como ele nos amou". "Ele vos dará o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber".

Quem ama assim é alguém amado pelo Pai. Isso se confirma: "Ele será amado pelo Pai...". Todo cristão torna-se capaz de manifestar Cristo na sua vida, como próprio Jesus diz: "Eu o amarei e me revelarei a ele...". Deus mora em nós se formos pessoas que amam no amor verdadeiro e assim confirma que Jesus diz: "Viremos a ele e faremos nele morada...”.

Desse modo, a comunidade se mostra capaz de viver no mandamento do amor que Jesus nos deu para que o Reino Dele já possa ser vislumbrado entre nós. Nada tememos, pois temos a força e a graça de Deus entre nós.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 27 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: