ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

As dificuldades e as alegrias em ser missionário

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e queridas irmãs,

Estamos no quarto dia da Trezena de Santo Antônio e o tema desse dia são as dificuldades e as alegrias em ser missionário. Cada dia em que nos reunimos, estamos juntos com o Cristo Ressuscitado juntamente com todos que professam a fé Nele. O batismo nos inseriu na grande família de Deus e nos compromete com a missão de anunciar Cristo vivo e o seu projeto de vida nova.

A nossa missão é autenticada por Cristo. Como nós vimos Jesus falando a Paulo. “Estando Paulo em Corinto, uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: Não tenhas medo. Continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade, há um povo numeroso que me pertence” (At 18, 9-18).

Assim, podemos confirmar que a obra é de Deus e Ele precisa de cada um para realizá-la conforme a vontade Dele. Deus está conosco e nos dá força nas dificuldades e alegrias, e nas vitórias alcançadas. O Reino é propagado com a nossa voz, com a nossa ajuda e com o nosso testemunho de vida. Sabemos que o nosso trabalho tem dificuldades e incompreensões, mas que nosso ânimo é a graça de Cristo na força do Espírito Santo. Somos parte da Igreja pelo Batismo.

Assim, a Igreja deve ser uma estrela guia que possa levar a mensagem genuína de Cristo a todos através dos exemplos e testemunhos dos cristãos. Deus não é uma coisa, mas alguém que está na nossa história, caminha conosco e nos transforma sempre para o bem. Devemos deixar ser guiados por Deus, pois Ele nos liberta de tudo e não nos deixa presos a picuinhas.

A vida humana é um dom gratuito de Deus e é por isso que devemos cuidá-la e preservá-la sempre. Devemos ser defensores da vida, principalmente da vida dos mais fracos e indefesos da nossa sociedade. A Igreja é partilha que leva vida abundante a todos. O nosso bom exemplo ajuda a outros a caminhar rumo a Cristo, Senhor da Vida e da nossa história humana e do mundo.

Nós pertencemos à Igreja de Cristo, sofremos com os sofredores, choramos com que chora, partilhamos tudo com os mais necessitados. Deus nos dá alegria que vem do Espírito Santo, pois a sua ausência física vai entristecer e isto é por pouco tempo. Quando o mundo pensa que Deus perdeu é aí que Ele vence. Tudo é passageiro. A luta que devemos travar por causa do Reino não nos deixara tristes, pois vamos ver as alegrias da nossa missão.

Somos missionários do Senhor. “E assim Jesus diz: Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada”. É isso que nos conforta e nos encoraja para ser missionário, pois as dificuldades como o egoísmo, o consumismo, as intransigências, a falta de amor, de perdão e de solidariedade são superadas e as alegrias das boas realizações serão contempladas. Nada nos impedirá de levar a mensagem de Jesus a todos.

Temos que trabalhar para o Reino, pois a nova evangelização vai acontecer na medida em que todos, padres, diáconos, bispos e o povo fiel, sejam coerentes na transmissão da fé e no testemunho de vida. Devemos ser porta-voz de Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida que leva ao Pai. Nós somos a Igreja do pão partilhado, da Palavra transmitida com testemunho de vida e da ação sociotransformadora da realidade de morte para a vida.

Em cada ação do mundo deve ter o sinal de Cristo que leva a conversão a Ele. O nosso sinal é uma vida simples, despojada e livre das armadilhas do mundo contemporâneo que está muitas vezes marcado pela omissão, egoísmo, materialismo e consumismo.

Não podemos acomodar e conformar com o mundo, mas procurar sempre um dinamismo missionário que leve o Evangelho de Jesus que traz libertação integral da pessoa, tanto material como espiritual. A primavera da vida acontece e irradia em todos os lugares como um sol que ilumina o mundo.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 03 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Nenhum comentário: