ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Não há nada de mágico no Cristianismo, nem atalhos", diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Eucaristia nos faz participante da graça de Cristo junto com os nossos irmãos. Viver o cristianismo é ser solidário aos mais fracos e necessitados da nossa ajuda. Não podemos ficar no intimismo de uma religião solitária, sem comprometimento com a causa do povo sofrido. Nós somos cristãos e fazemos parte da sua Igreja que se faz presente nas nossas celebrações e na vivência coerente de vida. Jesus deu a sua vida a todos para que possamos ser livres e ter vida. Jesus doou-se profundamente a nós. O que podemos fazer para corresponder a este amor gratuito Dele por nós? A Igreja se faz na partilha do pão para o mundo ser melhor e conta com cada um de nós para a realização do Reino.

A "Eucaristia, enquanto une o homem a Cristo, abre-o também aos outros", afirma Bento XVI na Missa de Corpus Christi. O papa Bento XVI presidiu a Missa na Solenidade de Corpus Christi na noite desta quinta-feira, 23, na Basílica de São João de Latrão, às 19h (hora de Roma). Logo após o término da Missa, o pontífice presidiu a Procissão Eucarística que, percorrendo a via Merulana, chegou à Basílica de Santa Maria Maior. Em sua homilia, o pontífice recordou que a transformação da qual o mundo tem mais necessidade é aquela que redime pelo interior, abre o interior às dimensões do Reino dos céus.

"Não há nada de mágico no Cristianismo. Não existem atalhos, mas tudo passa através da lógica humilde e paciente do grão de trigo que se quebra para dar vida, a lógica da fé que move as montanhas com a força suave de Deus. Por isso Deus quis continuar a renovar a humanidade, a história e o cosmo através dessa cadeia de transformações, da qual a Eucaristia é o sacramento", explicou (www.cancaonova.com).

O bispo de Roma seguiu na esteira das palavras pronunciadas na Missa “in Caena Domini” da última Quinta-Feira Santa, quando sublinhou que na Eucaristia acontece a transformação dos dons desta terra - o pão e o vinho destinados a transformar a vida humana e inaugurar assim a transformação do mundo. "O Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas da cidade e povoados para manifestar que Cristo ressuscitado caminha em meio a nós e nos guia rumo ao Reino dos céus. Aquilo que Jesus nos deu na intimidade do Cenáculo, hoje o manifesta abertamente, porque o amor de Cristo não é reservado a alguns, mas é destinado a todos".

O próprio nome dado ao Sacramento do altar, "Eucaristia" - "ação de graças", expressa que a transformação da substância do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Cristo é fruto do dom que Cristo fez de si mesmo. "Eis porque a Eucaristia é alimento de vida eterna, Pão da vida. [...] Tudo procede de Deus, da onipotência do seu Amor Uno e Trino, encarnado em Jesus. Nesse Amor está imerso o coração de Cristo. [...] De Deus, através de Jesus, até nós: uma única comunhão se transmite na Santa Eucaristia" (www.cancaonova.com).

Bento XVI recordou que a Eucaristia, enquanto une o homem a Cristo, abre-o também aos outros, torna os homens membros uns dos outros. "Não somos mais divididos, mas uma coisa somente n'Ele. [...] Quem reconhece Jesus na Hóstia Santa reconhece-o no irmão que sofre, que tem fome e sede, que é forasteiro, nu, doente, encarcerado; e está atento a cada pessoa, compromete-se, de modo concreto, com todos aqueles que estão em necessidade. Do dom de amor de Cristo provém, portanto, a nossa especial responsabilidade de cristãos na construção de uma sociedade solidária, justa, fraterna", afirmou. Tal missão é urgente de modo especial nesse tempo, em que a globalização torna os homens sempre mais dependentes uns dos outros (www.cancaonova.com).

"O Cristianismo pode e deve fazer sim que essa unidade não se construa sem Deus, isto é, sem o verdadeiro Amor, o que daria espaço à confusão, ao individualismo, à opressão de todos contra todos. [...] Sem ilusões, sem utopias ideológicas, nós caminhamos pelas estradas do mundo, levando dentro de nós o Corpo do Senhor, como a Virgem Maria no mistério da Visitação. Com a humildade de saber-nos simples grãos, preservamos a firme certeza de que o amor de Deus, encarnado em Cristo, é mais forte que o mal, a violência e a morte. Sabemos que Deus prepara para todos os homens céus novos e terra nova, em que reinam a paz e a justiça - e na fé entrevemos o mundo novo, que é a nossa verdadeira pátria".

Por fim, o papa rezou: "Obrigado, Senhor Jesus! Obrigado pela tua fidelidade, que sustenta a nossa esperança. Permanece conosco, porque já é noite. 'Bom Pastor, verdadeiro Pão, ó Jesus, piedade de nós; nutri-nos, defendei-nos, levai-nos aos bens eternos, na terra dos viventes!”. (www.cancaonova.com).

Amém!

Essas são as palavras de nosso papa neste dia em que celebramos a Festa da Eucaristia que nos compromete com a vida de abundância para todos. Ninguém fica de fora na Igreja se nós formos verdadeiros cristãos. Jesus é presente e vem até nós na Eucaristia que nos fortalece na caminhada rumo ao céu. Somos um povo peregrino que sabe para onde vai, pois temos um Pastor que nos leva a lugares seguros onde se encontra água e alimento em fartura.

Na mesa da Palavra e da Eucaristia, somos chamados a ser seu discípulos e missionários para levá-Lo a todos que precisam de ajuda. Hoje Jesus se faz presente nas ruas, onde muitas vezes são lugares da correria do dia a dia, da violência e da injustiça e é aqui que Ele quer mostrar que devemos contemplá-Lo e assumi-Lo em uma vida de transformação, sermos mais humanos, mais fraternos, mais solidários com todos, sem exclusão de nenhuma pessoa.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 23 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br

Nenhum comentário: