ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 21 de janeiro de 2012

Cardeal lamenta distorção da Reuters sobre discurso do papa

Orientação de cardeal arcebispo de São Paulo é para que as pessoas leiam e ouçam "muito, não ficando com uma única informação superficial, não se contentar com a leitura dos títulos, nem apenas com informações já filtradas"

Em entrevista ao jornal “O São Paulo”, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, comenta episódio em que a Agência de Notícias Reuters distorceu o discurso do santo padre, o papa Bento XVI ao corpo diplomático credenciado junto à Santa Sé, na segunda-feira (09/01). Segundo a Agência, o papa teria afirmado que o "casamento gay" é uma ameaça à humanidade, mas o texto original do discurso nem traz a expressão "casamento gay". Confira a seguir a entrevista de dom Odilo ao jornal “O São Paulo”.

“O São Paulo” - Qual a opinião do senhor sobre o episódio da Reuters com o papa Bento XVI?

Dom Odilo Pedro Scherer - “É lamentável que uma Agência de Notícias, como a Reuters, que era tão conceituada, se preste para veicular uma notícia totalmente distorcida a respeito do papa Bento XVI. Os títulos, muitas vezes, acabam fazendo a notícia, mesmo se a matéria não confere com o título. Isso é falta de Ética na Comunicação. Eu esperaria um bom pedido de desculpas público da parte da Reuters.”


Crédito desta Imagem: Reprodução da Internet (encontrada depois de pesquisa no Google e que nos levou ao site do jornal "O Diário de Maringá"

“O São Paulo” - Para a imprensa, em especial, para aos veículos católicos, qual a lição que fica deste episódio?

Dom Odilo Pedro Scherer - “A Comunicação deve primar pela verdade, sem induzir as pessoas a conhecimentos e julgamentos falsos a respeito de pessoas e suas afirmações e de fatos. É preciso deixar de lado a tentação do sensacionalismo e de apresentar os fatos e as pessoas, com suas afirmações, através de filtros ideológicos; nem se deve colocar na boca dos outros, de autoridades, aquilo que gostaríamos nós de afirmar. Não é ético.”

“O São Paulo” - Como as pessoas devem lidar com as informações passadas pela mídia?

Dom Odilo Pedro Scherer - “Devem ler e ouvir muito, não ficando com uma única informação superficial, não se contentar com a leitura dos títulos, nem apenas com informações já filtradas; melhor é sempre procurar a afirmação original, do próprio autor. De fato, eu havia lido o discurso do papa aos representantes do Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé e não vi nada daquilo que o título da Reuters fazia pensar... Diante de tanta informação, pode-se ficar confuso e informado erroneamente. É preciso manter a cabeça fria e não perder o senso crítico, nem o senso da verdade e da ética.”

FONTES DESTA NOTÍCIA
www.cancaonova.com
www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

CONHEÇA O SITE DE UMA DAS MAIORES AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS DO MUNDO
Reuters

ESTA NOTÍCIA FOI ENVIADA PELO TEÓLOGO
JOSÉ BENEDITO SCHUMANN CUNHA EM 18-01-2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

CONHEÇA O ASILÃO DE MOC
Site www.asilobetania.com.br

Nenhum comentário: