ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"A paz é a soma e a síntese de todas as bênçãos", define Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Começamos mais um ano e nele depositamos toda nossa esperança em Deus para que Ele esteja em todos os nossos projetos. Nada podemos fazer se não houver aprovação de Deus. Cada cristão deve ser promotor da paz. Esta paz vem de uma vida coerente que se traduz na prática da justiça e amor com todos. Se formos unidos em Cristo e ainda tivermos uma vida de comunidade que leva a uma partilha de vida, de solidariedade, poderemos sentir o Reino de Deus entre nós. Desse modo, formaremos uma família grande que caminha junto para o reino definitivo que é o céu.

“Jesus é uma via praticável, aberta a todos. É a via da paz”, diz santo padre, o papa Bento XVI neste domingo. Ele celebrou em 01/01 a missa da Solenidade de Maria Mãe de Deus, dia em que também se celebra o Dia Mundial da Paz. A celebração aconteceu às 9h30 (06h30 no horário de Brasília/DF), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante a homilia, o santo padre fez uma meditação sobre a paz que, segundo ele, só pode ser alcançada a partir de uma adesão total a Cristo (1).

"Caros amigos, a paz, no seu sentido pleno e mais alto, é a soma e a síntese de todas as bênçãos", destacou. Detendo-se sobre a figura de Maria, o sumo pontífice apresentou-a como modelo de alguém que recebeu a bênção de Deus em plenitude e transmitiu-a ao mundo a partir do seu testemunho de vida. "Maria é mãe e modelo da Igreja que acolhe na fé a divina Palavra e se oferece a Deus como ‘terra boa’, na qual Ele pode continuar a cumprir seu mistério de salvação", disse (1).



“Educar os jovens para a Justiça e a Paz” foi o tema escolhido escolhido por Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, a qual também foi citada durante a homilia. O pontífice falou dos desafios para se instaurar uma educação que verdadeiramente conduza os jovens à vivência da justiça e da paz em meio a uma sociedade marcada pelo relativismo, já que, de acordo com ele, existe uma diferença entre instruir e educar. "Assumir a responsabilidade de educar os jovens à consciência da verdade, aos valores fundamentais da existência, às virtudes intelectuais, teologais e morais, significa olhar para o futuro com esperança", enfatizou (1).

As palavras do nosso papa Bento XVI nos ajudam a tomar consciência de que a paz vem de uma educação para ela. Se existimos no mundo e nele vivemos, temos que proteger a vida planetária e das pessoas. A verdade de Deus é que liberta o homem de toda escravidão que leva à morte das relações humanas no mundo. Somos responsáveis de criar as condições necessárias para a paz e a liberdade. Deus nos criou para sermos livres e ainda ficarmos em comunhão com Ele e com todo o universo.

Assim, meus queridos irmãos e irmãs, a paz é possível se cada um se sentir responsável por ela. O mundo se transforma na medida em que nos transformamos para uma vida renovada em Deus. Nada se compara no mundo ao amor de Deus por nós, e ainda Ele nos dá um grande bem que é a vida em abundância Nele. Muitos já experimentaram isso, pois, em Deus, somos tudo e, sem Ele, nada somos.

Amém!


(1) > www.cancaonova.com

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 02 de janeiro de 2012

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

Um comentário:

João Renato Diniz Pinto disse...

Obrigado galera da PASCOM.Estarei nas reuniões programadas.Ir.Roque