ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jesus chama os apóstolos para ser pescadores de homens

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo no Amor de Maria...

A Liturgia nos faz participantes do Mistério Pascal de Cristo. Cada celebração nos tornamos mais íntimos de Cristo na sua Igreja, que nos convida a ser missionários Dele. Nesse domingo, encontramos o apelo do chamado de Deus e de Cristo a todos nós. Cabe a resposta nossa, mas deve ser seguida em uma conversão de vida e de rumo para Cristo. Somente com uma aproximação a Ele é que podemos identificar Nele os valores do Reino que devemos cultivar e fazê-los acontecer no meio de nós.

No Livro de Jonas, vemos o envio dado ao Profeta Jonas para uma missão dada pelo Deus da Vida para que ele pregue a conversão para população de Nínive (Cf. Jn 3, 1-5.10). Vemos que a população desse lugar ouve o apelo de Deus através do profeta e eles caminham imediatamente para a conversão de vida. Assim, esse exemplo de atendimento a Deus serve para todos nós. Só podemos ser felizes se ouvirmos Deus e converter-nos a Ele numa vida de santidade que dignifica a pessoa humana. Será que estamos prontos para atender aos apelos de Deus para uma mudança de vida e realizar o bem?

Na Primeira Carta de São Paulo, vemos o convite Dele aos cristãos para terem consciência de que as coisas deste mundo, juntamente com seus conceitos, são efêmeras e passageiras. Não podemos, de modo algum, absolutizar as coisas mundanas, mas prosseguir no bem e adquirir os valores do Reino de Deus, e colocá-los em prática na comunidade, no mundo e na família. Que valores são esses que devemos procurar? Eles são o amor, a solidariedade, o perdão, a concórdia, o bem comum, a defesa dos direitos humanos e a proteção aos fracos e às minorias de nossa sociedade, etc (Cf.1 Cor 7, 29-31).

No Evangelho de Marcos, vemos Jesus convidando os primeiros discípulos a integrarem a sua comunidade, que é uma escola de amor-doação e de serviço aos irmãos (Cf. Mc 1, 14-20). Nós podemos notar como está sendo o início da vida pública de Cristo nos povoados mais distantes e desconhecidos da Galileia pagã. Aqui há uma afirmação de que diz: "O tempo já se completou… o Reino de Deus está próximo…".

É a esperança que vem ao povo sofrido daquela época e de todos os tempos. O nosso Deus é da paz e quer que todos a tenham em abundância. O povo estava na expectativa e agora pode constatar que esse Reino já chegou! Mas, para participar dele, precisamos converter-nos e crer no Evangelho. É o que vemos neste Evangelho, quando Jesus diz: “Convertei-vos… e crede no Evangelho…”.

O que significa converter e crer no Evangelho? Não é para mudar de religião, mas mudar as concepções de visão deste mudo individualista e materialista para os valores cristãos de partilha, de amor a todos e solidariedade. Todos precisam de Deus. É Nele que vamos encontrar a verdadeira felicidade. Todos são chamados a construir uma sociedade justa sem exclusão.

Devemos nos afastar de tudo que nos afasta de Deus e das pessoas. Devemos seguir o Evangelho como um guia de vida que se traduz na escuta e na prática da Palavra de Deus na nossa vida e onde estivermos situados.

Jesus chama os apóstolos para ser pescadores de homens. Que eles possam viver o seu projeto de vida. Jesus também nos chama para esse projeto de construção de um Reino onde todos se sintam irmãos uns dos outros na participação de uma vida em abundância a todos.

Os mandamentos que se resumem num só: o amor a Deus e ao próximo. O que nós podemos responder a esse convite de Jesus, que disse, naquele tempo aos primeiros discípulos e a nós hoje quando Ele fala: “Vinde comigo… farei de vós PESCADORES DE HOMENS”.

Não são os sábios que ouvem a Palavra, mas aqueles que estão abertos a Deus e se deixam ser interpelados por Ele no seu convite de vida nova para todos.

Será que estamos prontos para ouvir esse apelo de Jesus a nós?

Então devemos pedir que aumente a nossa fé a Ele, que nos propõe um projeto de salvação, pois com Jesus nós encontramos a felicidade plena. Devemos estar com Cristo e Dele aprender para poder evangelizar outros. Se formos coerentes ao projeto de Jesus, então, vamos produzir muitos frutos de bem no meio em que vivermos. Que Jesus seja conhecido e que Maria seja o nosso exemplo de humildade, simplicidade e de escuta da Palavra de Deus que vai gerar mais vida e saúde para todos.

Amém!


Texto pensado, produzido e escrito para ser publicado em 21-01-2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

Nenhum comentário: