ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Papa explica caráter teológico da Última Ceia de Jesus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

No mundo em que vivemos é preciso encontrar forças em Deus para continuar caminhando na esperança de dias melhores. A violência, o mal, as corrupções de pessoas que deveriam praticar o bem nos afetam e nos sufocam até o ponto de querermos parar no desânimo. Nesta hora de desalento e desconforto, nós fixamos o nosso olhar na celebração da Ceia do Senhor.

Jesus, o Pão da Vida, sabia que ia morrer de modo injusto pelos homens para poder nos resgatar do mal do pecado. Então Ele ceia com seus discípulos, institui a Eucaristia e ainda dá demonstração de humildade, quando se levanta e lava os pés dos apóstolos. Esse gesto Dele nos impele para fazer o mesmo e, desse modo, o mundo se transforma, pois estaremos em atitude de serviço e doação aos mais necessitados de nossa ajuda humanitária (2).

Na audiência geral desta quarta-feira, Bento XVI assistiu à apresentação de um grupo de circo. O santo padre, o papa Bento XVI, deu continuidade nesta quarta-feira, 11, ao ciclo de catequeses sobre oração, dentro do qual, dedica uma série de discursos sobre a Oração de Jesus. Dirigindo-se aos milhares de peregrinos na Sala de Audiências Paulo VI, no Vaticano, o sumo pontífice fez uma profunda meditação sobre a oração de Jesus na Última Ceia. "Jesus olha para a sua paixão, morte e ressurreição plenamente consciente. Ele quer viver esta Ceia com seus discípulos. Jesus celebra a sua Páscoa, antecipa a sua Cruz e a sua Ressurreição", explicou (1).

Dando continuidade ao discurso, o santo padre explicou todos os aspectos da chamada "Ceia do Adeus", que também institui a Celebração da Eucaristia. "Qual é então o núcleo desta Ceia? São os gestos do partir o pão, do distribuí-lo aos seus e do partilhar o cálice de vinho com as palavras que os acompanham e, no contexto de oração no qual se colocam: é a instituição da Eucaristia, é a grande oração de Jesus e da Igreja", salientou.

Ao explicar sobre o ápice da doação do Senhor, o pontífice falou sobre a oração de Jesus que sustenta os discípulos e sustenta cada pessoa através do Sacramento do amor. "A oração de Jesus, quando se aproxima a prova também para os seus discípulos, os sustenta diante da fraqueza, da fadiga de compreender que a via de Deus passa através do Mistério Pascal de morte e ressurreição, antecipado na oferta do pão e do vinho. A Eucaristia é alimento dos peregrinos que se torna força também para quem está cansado, desorientado, esgotado", afirmou (1).

As palavras do nosso papa nos mostram que sem Jesus nós fracassamos quando abatem em nossa vida as injustiças e isso nos deixa desorientados. Jesus nos mostra a via que nos leva a termos força, coragem e destemor diante de todos os desafios deste mundo. Com a Eucaristia, nós podemos encontrar as energias necessárias para estar firmes no projeto de Cristo.

A salvação não é uma utopia, mas uma realidade em Cristo que nos faz mergulhar no seu Mistério Pascal que traz a vida em abundância a todos. O pão partilhado e o vinho bebido se tornam corpo e sangue de Cristo que nos satisfaz plenamente e ainda nos habilita para a vida eterna.

Temos coragem Naquele que é Senhor da Vida e vencedor da Morte para sempre. Jesus é Rei no serviço do amor-doação que nos liberta para sempre e nos dignifica para participar do seu Reino de Amor para sempre (2).

Amém!


(1) > www.cancaonova.com
(2) > Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha 11-01-2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 11 de janeiro de 2012

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

CONHEÇA O ASILÃO DE MOC
Site www.asilobetania.com.br

Visite o Asilo São Vicente de Paulo - Lar Betânia, em Montes Claros (MG)... O convite é do atual presidente Joaquim Cândido da Silva...

SUGESTÃO DE VÍDEO NA INTERNET
(clique no título abaixo para visualizá-lo)
Life Vest Inside - Kindness Boomerang - "One Day"


Estádio "Mineirinho", em Belo Horizonte (MG), em imagem registrada em dezembro de 2011 pelo Projeto "Escola da Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida" na Arquidiocese de Montes Claros, um dos trabalhos sociais incentivados pela Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança (AAPAC), única entidade da sociedade civil mineira a receber, em 2011, a Comenda do Mérito da Saúde do Governo do Estado

Nenhum comentário: