ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 15 de janeiro de 2012

Jesus mora onde há projeto de vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Depois de transcorrido o Tempo do Natal, iniciamos, em toda a Igreja, o Tempo Comum. Durante esse tempo, percorremos liturgicamente a História de Salvação do nosso Deus. Celebrar esse tempo é estar disposto a conhecer Jesus, a sua ação pública e o chamado dos apóstolos para a missão. Deus sempre toma iniciativa do chamado e espera que cada um responda com generosidade.

No Livro de Samuel, temos a figura desse no silêncio da noite. Esse se ENCONTRA com Deus, que o “chama”. Deus sempre toma iniciativa do chamado e é um dom gratuito Dele para nós. O profeta é chamado por Deus, mas é preciso que O escute com coração aberto.

A missão é dada a pessoa por Deus no chamado do nome. O interessante desta passagem bíblica é que Deus chama na noite, longe da correria do dia que, muitas vezes, sufocam a voz Deus para nós. No principio, Samuel não reconhece a voz de Deus, mas, depois de quatro vezes que Deus o chama e com auxílio de Elias, Samuel deixa Deus falar a ele (Cf. 1 Sm 3, 3b-10-19).

Deus nunca Se cansa de nos chamar para o seu projeto de vida, mas é preciso que nós façamos igual a Samuel, quando esse diz: “Fala, Senhor, o teu servo escuta”. Isto mostra a total disponibilidade de Samuel para o chamado de Deus, e nós devemos seguir esse exemplo dele. Somos chamados sempre por Deus para uma missão no mundo.

Na Primeira Carta aos Coríntio, nos é mostrado Paulo, que afirma dizendo que, pelo Batismo, o cristão se encontrou com Cristo e tornou-se templo do Espírito Santo. Não podemos profanar esse templo. Não se deixe enganar pelos desejos deste mundo que, muitas vezes, nos atrasam e ainda nos faz distantes de Deus e dos irmãos. O nosso corpo deve resplandecer a presença de Cristo (Cf. 1 Cor 6, 13c-15a.17-20).

No evangelista São João, temos o ENCONTRO dos PRIMEIROS DISCÍPULOS com Jesus (Jo 1, 35-42). Aqui vemos que Jesus é que chama os seus colaboradores. Agora, após o testemunho de João Batista, que aponta Jesus para que todos o sigam, assim André e Felipe seguem o cordeiro de Deus, mas timidamente. Jesus vai ao encontro deles e pergunta o que procurais? Eles perguntam onde moras, mas Jesus diz vinde e vede. Para seguir Jesus, é preciso fazer a experiência de estar com Jesus e viver o seu projeto.

Esta experiência deles com Jesus levam-os a Pedro e a Natanael, dizendo “encontramos o Cristo”. O interessante nesse episódio é que nos interpela a seguinte situação, que é: só podemos conhecer Jesus se alguém falar Dele para nós. Isto é ilustrado, de modo categórico para nós, quando Batista aponta Jesus para eles e eles apontam Jesus para Pedro e Natanael.

Vocação é um convite de Deus a nós que se faz através dos fatos, das pessoas e dos sinais que mostram Cristo para nós. Estamos à procura e vamos encontrá-Lo na medida em que nos deixamos ser encontrados por Deus.

O silêncio permite ouvir Deus que nos fala sempre. Deus quer dar vida para todos e o que nós estamos fazendo para ouvir Deus? O que nos faz seguir Jesus hoje? A resposta está na nossa busca sincera desse Deus na comunidade, na família e no mundo onde Ele sempre se manifesta a nós, trazendo a paz, a justiça, a solidariedade, o amor-perdão e tudo de bom que nos leva a ter liberdade e vida plena.

Deixa Jesus falar para nós e fiquemos disponíveis como servos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 14 de janeiro de 2012

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

CONHEÇA O ASILÃO DE MOC
Site www.asilobetania.com.br

Visite o Asilo São Vicente de Paulo - Lar Betânia, em Montes Claros (MG)... O convite é do atual presidente Joaquim Cândido da Silva...

SUGESTÃO DE VÍDEO NA INTERNET
(clique no título abaixo para visualizá-lo)
Life Vest Inside - Kindness Boomerang - "One Day"

Nenhum comentário: