ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 28 de janeiro de 2012

O profeta é a voz de Deus no mundo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos insere no Mistério Pascal de Cristo numa comunidade celebrativa e orante. Somos amados e acariciados pelo Deus da Vida. Deus nos quer sempre próximo Dele, mas em comunhão com todos os irmãos e irmãs.

A experiência do profetismo na história do Povo de Deus é bem visível e marcante, pois eles são os oráculos de Deus por chamado divino para uma missão. Eles são homens de Deus e estão atentos aos sinais da história porque estão em comunhão com Deus na graça. Eles sempre aparecem nos momentos difíceis e são porta-vozes da esperança que anima o povo para continuar caminhando no projeto de Deus, na fidelidade com Ele, pois Deus é fiel. Deus é o início e o fim de toda a nossa trajetória. Então por que ficar vagando em lugares que não chegam a bom termo e realização da pessoa humana, segundo critérios cristãos?


A Palavra de Deus deste 4º Domingo do Tempo Comum nos fala da figura do profeta. Este nos direciona uma mensagem sempre em nome de Deus. Aqui há o anúncio da vida de um grande profeta.

As leituras bíblicas deste domingo nos falam do carisma profético. No Livro do Deuteronômio é anunciada a vinda de um grande PROFETA que falará aos homens em nome de Deus. Assim Moisés é o grande profeta que permitiu ouvir Deus. Este faz um chamamento a ele, que será o porta-voz da Lei para que o povo obedeça e tenha vida, justiça e fidelidade rumo ao projeto da libertação feita pelo nosso Deus (Dt 18, 15-20).

Ele exortou, ensinou o povo e fez este entender da situação opressora que vivia e levou-o a uma terra boa e prometida por Deus. Para acontecer, é preciso que escutemos o profeta e respondamos aos seus apelos que não é dele, mas de Deus. É Deus que dá ordem, como diz: "Eu pedirei contas a quem não escutar...". O profeta precisa ser fiel ao que Deus recomendou: “Porei minhas palavras em sua boca... Se tiver a ousadia de dizer o que não mandei, esse profeta deverá morrer...”.

Será que estamos ouvindo Deus através da voz da Igreja? Será que vamos responder ao projeto de vida de Deus para nós?

O Apóstolo Paulo indica, a cada um de nós, e naquele tempo foi como um profeta, a proceder para não ficar com os excessos de preocupações diária em nossa vida. Muitas vezes, isso atrapalha de servir o Senhor com zelo e perseverança no serviço aos irmãos necessitados.

Será que não podemos arrumar um tempo para Deus e para a evangelização dos nossos irmãos? (Cf. 1 Cor 7, 32-35)

O Evangelho de Marcos nos revela que o Profeta esperado é JESUS (Mc 1, 21-28). Ele vai à sinagoga de Carfanaum com seus discípulos. Lá Ele revela a sua missão de libertador da humanidade.

Que libertação é essa que Ele fará? Seria, para aquele tempo e para nós, a libertação dos vícios, do pecado, do egoísmo, da falta de perdão e amor?

O milagre da sua ação é o efeito da sua pregação. Ele não fala as mesmices daquela época que não libertava nada, e ainda dava o fardo muito grande ao povo sofrido. Jesus ensina e quem acata experimenta a graça da liberdade, tornando-se nova pessoa humana.

O que for velho passa, e agora a pessoa encontra motivo para a vida. Jesus fala e age! Isso é coerência da missão.

Será que estamos falando, mas não agindo? Será que estamos sendo profetas ou omitimos para não perder privilégios?

Que esta liturgia nos faça aderir plenamente ao projeto Deus no mundo, que tem uma necessidade de mudança e realização do bem “a serviço da vida e da dignidade para todos”.

Amém!


Texto pensado, produzido e escrito para ser publicado em 28-01-2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

Nenhum comentário: