ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Epifania nos ilumina com nova luz

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs,

Deus se fez homem para que cada um de nós se aproximasse Dele, pois Ele é a luz que ilumina a nossa vida. Temos a liberdade de escolha, pois o amor inunda o nosso ser. Deus nos ama e nos dá o presente de muito valor, que é Jesus, o príncipe da paz. O cristão é convidado a ser portador dessa luz de Cristo a todos que o cerca. É uma luz que não ofusca e nem nos deixa cegos, pois ela nos leva a Deus sempre. Celebrar a Epifania do Senhor é agradecer esse Deus que deixou ser visto por todos, principalmente os pobres e humildes. Somos enriquecidos pelo grande amor de Deus que nos salva e ainda nos liberta da escravidão do pecado (2).

Ainda durante o Ângelus do dia 06-01-2012, o santo padre, o papa Bento XVI, destacou a Epifania como um “festival de luz”. “Essa ‘nova luz’”, disse o papa, “que é acesa na véspera de Natal e que hoje começa a brilhar sobre o mundo, como sugere a imagem da estrela, é um sinal celeste que chamou a atenção dos Magos e guiou-os em sua viagem para a Judeia”. O tema da luz é fundamental para a Solenidade da Epifania, também por motivos sazonais, pois, no Hemisfério Norte, após o solstício de inverno, “o dia se torna novamente mais longo em relação à noite”, explicou o papa (1).

Da mesma forma, Jesus aparece no horizonte da humanidade “para iluminar a vida pessoal de cada um de nós e para guiar-nos, todos juntos, em direção à meta da nossa peregrinação em direção à terra da liberdade e da paz, onde viveremos para sempre em plena comunhão com Deus e entre nós”. O convite do profeta Isaías, exortando Jerusalém a reerguer-se (Is 60, 1-2) é aplicável à Igreja e ao mundo hoje que, “com todos os seus recursos, é incapaz de iluminar a humanidade na orientação de seu caminho”.

E se, por um lado, a civilização ocidental parece ter perdido o seu caminho e “navega sem rumo”, a Igreja, “graças às palavras de Deus, enxerga através deste nevoeiro”. “Mesmo sem ‘soluções técnicas’, ela mantém o olhar no seu objetivo e fornece a luz do Evangelho a todas as pessoas de boa vontade, seja qual for sua nação e cultura”. Esta missão é também esperada pelos representantes pontifícios junto aos estados e às organizações internacionais (1).

Depois de rezar o Ângelus, o santo padre dirigiu suas saudações às Igrejas Orientais que, de acordo com o calendário juliano, celebram o Natal. Bento XVI recordou que a Epifania é também o dia da Jornada Missionária das Crianças, promovida pela Pontifícia Obra da Santa Infância, uma oportunidade para unir as crianças de todo o mundo a apoiar projetos de solidariedade entre elas. “Que o vosso coração esteja aberto para o mundo, tal como o coração de Jesus, mas sejam atentos a quem mora perto de vocês, estejam sempre prontos a dar uma mão”, orientou o papa, dirigindo-se às crianças e jovens presentes (1).

Depois de refletir nas palavras do nosso papa, que nos orienta para a jornada desta vida que cada um deve assumir, somos chamados a levar Jesus a todos, sem perder a esperança de dias melhores. Esse sonho deve ser acalentado por todos, porque é possível que o mundo mude. Deus se faz presente em todas as situações, mesmo onde há trevas do erro e do ódio, pois Nele vem a luz da verdade e do amor que restaura todas as relações humanas. Onde tem Jesus existirá sempre a paz, a justiça, o amor, o perdão e a concórdia entre as pessoas (2).

Amém!


(1) > www.zenit.org
(2) > Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de janeiro de 2012

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

CONHEÇA O ASILÃO DE MOC
Site www.asilobetania.com.br

Visite o Asilo São Vicente de Paulo - Lar Betânia, em Montes Claros (MG)... O convite é do atual presidente Joaquim Cândido da Silva...

SUGESTÃO DE VÍDEOS NA INTERNET
(clique nos títulos abaixo para visualizá-los)

Life Vest Inside - Kindness Boomerang - "One Day"

"Bem feito", por Cartola

Nenhum comentário: