ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Papa batiza 16 crianças na Capela Sistina do Vaticano

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O Batismo nos leva a participar da graça santificante que vem de Deus. Nós tornamos filhos no Filho de Deus. O Batismo nos ingressa no Reino de Deus que se faz presente entre nós, pois ele foi inaugurado por Jesus Cristo. O cristão é o agente que ajuda a transformar este mundo em lugar onde deve existir Deus na nossa prática de justiça e amor aos irmãos que necessitam da nossa ajuda. O Batismo nos faz ser missionários de Jesus. Se quisermos o mundo melhor, precisamos dar testemunho de Cristo na prática cristã e, as crianças vendo as nossas atitudes, possam continuar aprendendo para fazer o bem (2).



O papa Bento XVI batizou, neste domingo, 16, crianças na Capela Sistina, do Vaticano, em uma tradicional cerimônia para lembrar o Dia do Batismo do Senhor (09/01), última celebração do Natal católico. O pontífice, como vem fazendo desde 2008, voltou a pronunciar sua homilia em um trono colocado em uma das paredes laterais da Capela, o que, segundo o Vaticano, é feito para não esconder os afrescos do "Juízo Final", obra do gênio renascentista Miguel Angel Buonarroti.



"Vocês, pais, pensaram no Batismo antes que seu filho ou filha viesse ao mundo (...). Podemos dizer que esta foi sua primeira escolha educativa como testemunhas da fé com seus filhos", declarou o papa, que até 2008 usava um altar móvel diante da parede frontal da Capela, como fazia seu antecessor, João Paulo II (1).



"Educar é uma tarefa trabalhosa, algumas vezes árdua para nossas capacidades humanas, sempre limitadas. Mas educar se transforma em uma missão maravilhosa se cumprida em colaboração com Deus, que é o primeiro e verdadeiro educador de todo homem", acrescentou.

Bento XVI destacou que os adultos são os primeiros que devem se "alimentar das fontes" de salvação - a palavra de Deus e os sacramentos -, para assim poder "guiar os mais jovens em seu crescimento".

"Os pais não são a fonte, como tampouco nós sacerdotes: somos canais, através dos quais se passa a linfa vital do amor de Deus. Se nos afastamos da fonte, nós mesmos, em primeiro lugar, o acusamos negativamente e já não estaremos mais preparados para educar os demais", afirmou o papa (1).

Segundo ele, a reza é a primeira condição para poder educar, pois permite ouvir as "inspirações de Deus" e, junto aos sacramentos, oferece essa "luz de verdade" pela qual o educador pode, ao mesmo tempo, "usar doçura e firmeza, calar e falar no momento adequado, repreender e corrigir do modo adequado".

"O educador cumpre seu dever até o fim. Não poupa sua presença atenta e fiel, mas seu objetivo é que aquele que está sendo educado ouça a voz da verdade falar a seu coração e a siga em um caminho pessoal", acrescentou o pontífice (1).

Antes de sermos mestres dos outros, precisamos dar testemunho, pois se as pessoas vendo as nossas obras boas possam aderir a Jesus, pois vale a pena seguir Cristo. Nele somos agraciados sempre com dons que nos ajudam a ter estatura de homens livres que leva a melhorar o ambiente em que nós situarmos. O aroma dos cristãos que saem do batismo inunda todo ambiente. Esse perfume nos faz bem e ainda propaga a pessoa de Jesus.

Que a nossa oração seja acompanhada no amor aos irmãos sem prejuízo de ninguém.

Que a aurora de dias melhores esteja em todos os lugares, manifestando assim o amor infinito de Deus por nós (2).

Amém!


(1) > Notícia tirada do portal www.uol.com.br
(2) > Reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha 08-01-2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de janeiro de 2012

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

CONHEÇA O ASILÃO DE MOC
Site www.asilobetania.com.br

Visite o Asilo São Vicente de Paulo - Lar Betânia, em Montes Claros (MG)... O convite é do atual presidente Joaquim Cândido da Silva...

SUGESTÃO DESTE BLOG PARA VÍDEOS NA INTERNET
(clique nos títulos abaixo para visualizá-los)

Life Vest Inside - Kindness Boomerang - "One Day"

"Acontece" e "Nós dois", por Cartola


Imagem registrada de dentro de ônibus das obras de reforma do Estádio "Governador Magalhães Pinto", o popular "Mineirão", em Belo Horizonte (MG), que sediará jogo de semifinal da Copa do Mundo de 2014; a imagem foi registrada durante viagem de formação em dezembro de 2011 do Projeto "Escola da Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida" na Arquidiocese de Montes Claros, um dos vários trabalhos sociais incentivados pela Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança (AAPAC), única entidade da sociedade civil mineira a receber, em 2011, a Comenda do Mérito da Saúde do Governo do Estado

Nenhum comentário: