ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Para encontrar Deus, é preciso descer do cavalo da razão, diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

É Natal do Senhor e quanta alegria que inunda o nosso ser. Deus está conosco e veio permanecer entre nós. Deus realmente nos ama muito por isso. Ele enviou seu filho único que nos dá a certeza de que temos salvação. Não estamos mais perdidos na escuridão do erro e do pecado, pois a Luz, que irradia do menino Jesus a nós, nos permite reconhecer a nossa fragilidade e mergulhar no amor Dele que nos liberta de todo mal. Temos vida nova na vida de Jesus. Realmente, Deus apareceu entre nós e cabe a nós estar com Ele sempre numa adesão completa que se traduz numa vida convertida e coerente ao projeto de vida deste Deus que nos ama muito.

"Manifestaram-se a bondade de Deus e o seu amor pelos homens: certeza nova e consoladora do Natal". O papa Bento XVI presidiu a Santa Missa da Noite na Solenidade do Natal do Senhor neste sábado (24/12/2011). A celebração aconteceu na Basílica Vaticana, às 22h (horário de Roma - 19h no horário de Brasília/DF). Na homilia, o pontífice recordou que, na igreja da Natividade de Jesus, em Belém, portal de cinco metros e meio de altura foi, em grande parte, tapado, restando apenas uma entrada com metro e meio de altura. Isso foi feito, sobretudo com a intenção de evitar que se entrasse a cavalo na casa de Deus (www.cancaonova.com).

"Quem deseja entrar no lugar do nascimento de Jesus deve inclinar-se. Parece-me que nisto se encerra uma verdade mais profunda, pela qual nós queremos deixar tocar nesta noite santa: se quisermos encontrar Deus manifestado como menino, então devemos descer do cavalo da nossa razão 'iluminada'. Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus", destacou.

Nessa perspectiva, a atitude correta é daquele que se inclina, caminhar espiritualmente, por assim dizer, a pé, para poder entrar pelo portal da fé e encontrar o Deus que é diferente dos preconceitos e opiniões humanas (www.cancaonova.com).

A partir da palavra inicial da leitura litúrgica da Carta do Apóstolo São Paulo a Tito (apparuit = manifestou-se), Bento XVI destacou que essa é uma palavra programática escolhida pela Igreja para exprimir, resumidamente, a essência do Natal.

Na Igreja antiga, a grande alegria do Natal era exatamente afirmar que Deus se manifestou, já não é mais apenas uma ideia. "Mas agora perguntamo-nos: Como Se manifestou? Ele verdadeiramente quem é? Deus é pura bondade. [...] 'Manifestaram-se a bondade de Deus e o seu amor pelos homens': eis a certeza nova e consoladora que nos é dada no Natal. Deus manifestou-Se... como menino. É precisamente assim que Ele Se contrapõe a toda a violência e traz uma mensagem de paz", disse.

Nesse sentido, o Natal é epifania, a manifestação de Deus e da sua grande luz num menino que nasceu para toda a humanidade (www.cancaonova.com).

O bispo de Roma recordou ainda que, em 1223, Francisco de Assis celebrou, em Greccio (Itália), o Natal com um boi, um jumento e uma manjedoura cheia de feno, tornando visível uma nova dimensão do mistério do Natal, e iniciando a tradição do presépio. "Tudo isto não tem nada de sentimentalismo. É precisamente na nova experiência da realidade da humanidade de Jesus que se revela o grande mistério da fé. Francisco amava Jesus menino, porque, neste ser menino, tornou-se-lhe clara a humildade de Deus. Deus tornou-Se pobre".

Por sua vez, hoje, o Natal tornou-se uma festa dos negócios que esconde o mistério da humildade de Deus, que também convida o homem à humildade e à simplicidade (www.cancaonova.com).

"Peçamos ao Senhor que nos ajude a alongar o olhar para além das fachadas lampejantes deste tempo a fim de podermos encontrar o menino no estábulo de Belém e, assim, descobrirmos a autêntica alegria e a verdadeira luz".

Enfim, o bispo de Roma exortou a rezar também e, sobretudo por todos aqueles que são obrigados a viver o Natal às margens da sociedade. "Na pobreza, no sofrimento, na condição de emigrante, pedindo que se lhes manifeste a bondade de Deus no seu esplendor, que nos toque a todos, a eles e a nós, aquela bondade que Deus quis, com o nascimento de seu Filho no estábulo, trazer ao mundo" (www.cancaonova.com).

Nesse dia em que celebramos o Natal de Jesus, possamos comprometer com Ele numa vida coerente aos valores cristãos. Não podemos achar que somos suficientes e que não precisamos de Deus. Devemos procurar ser humildes e simples nas atitudes e no proceder para que muitos, nos vendo, vejam Jesus que nasce para todos.

Que o nosso coração seja um presépio acolhedor de Jesus e que possamos manifestá-Lo aos homens que Deus veio até nós porque nos ama muito. O Reino de Deus acontece na medida em que testemunhamos que Jesus é o Senhor, o Filho do Altíssimo, o Príncipe da Paz e que se tornou humano no seio de Maria para trazer a todos nós o projeto de salvação do nosso Deus à humanidade decaída pelo pecado.

A Luz de Belém ilumine a todos!

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 24 de dezembro de 2011

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

CONHEÇA O ASILÃO DE MOC
Site www.asilobetania.com.br

Visite o Asilo São Vicente de Paulo - Lar Betânia, em Montes Claros (MG)... O convite é do atual presidente Joaquim Cândido da Silva...

SUGESTÃO DE VÍDEO NA INTERNET
(clique no título abaixo para visualizá-lo)

Life Vest Inside - Kindness Boomerang - "One Day"

Nenhum comentário: