ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Epifania do Senhor: Jesus se manifesta ao mundo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia de hoje celebra a Epifania do Senhor, encerrando assim o Tempo do Natal. Jesus é adorado pelos Reis Magos. Nesse episódio, eles estão representando o mundo inteiro. Aqui temos o significado da missão universal de Jesus.

A palavra “Epifania” significa manifestação de Deus aos homens. Jesus não veio para alguns, mas para todos. Jesus é a luz que nos atrai a Ele. O mundo se ilumina e sai das trevas para que o homem receba a proposta de Salvação do nosso Deus.

O profeta Isaías anuncia para nós a chegada da Luz salvadora do Senhor, que alegrará Jerusalém e que atrairá a ela povos de todo o mundo. Jesus é vencedor das trevas do pecado e da opressão que traz a morte para termos uma vida na graça Dele. Agora temos esperança, pois Deus abre as portas da eternidade para nós.

Será que acolhemos esta Luz que vem de Jesus? Será que nós irradiamos esta luz libertadora de Cristo na nossa vida de comunidade? É preciso cada um de nós aderir plenamente a Jesus (Cf. Is 60, 1-6).

Na Carta aos Efésios, São Paulo nos apresenta o projeto salvador de Deus, como uma real realidade para que todos o recebam. A humanidade é atingida na graça de Cristo. Agora JUDEUS e PAGÃOS estão reunidos na mesma comunidade. Somos todos irmãos, filhos de um mesmo Deus da Vida (Cf. Ef 3, 2-3a.5-6).

O Evangelista São Mateus nos mostra Jesus como a LUZ que ilumina a todos e nos atrai a Ele. Assim todos os povos vão a Jesus. Ele é o centro de unidade do mundo e do universo (Cf. Mt 2, 1-12).

Nesta Festa da Epifania do Senhor, temos as figuras dos Reis Magos. Qual é o significado disso para nós? Eles representam todos os povos da Terra que vão à Jerusalém e encontram Jesus e acolhem o Projeto de Salvação do nosso Deus, embora muitos rejeitem esta proposta gratuita de Deus a nós. Os primeiros destinatários desta salvação seriam os judeus, mas os poderosos fecham os ouvidos aos sinais da História, recusam de reconhecer a realidade nova que está no menino que nasceu em Belém.

A Salvação que foi rejeitada pelos habitantes de Jerusalém agora é uma oferta universal para todos. Nesta passagem, nos é ensinado que a estrela de Belém é Jesus que irradia a salvação para toda a humanidade. É preciso acolhê-la com o coração despojado e aberto à graça salvífica de Cristo a nós.

Jesus é o Messias anunciado pelos profetas e ansiosamente esperado pelo povo, principalmente os humildes e pobres da nossa terra. Somos chamados a seguir esta estrela que é Jesus, pois Ele é o único capaz de nos salvar por inteiro. Não podemos ficar enganados numa vida sem compromisso com os nossos irmãos que necessitam da nossa ajuda humanitária.

Fazemos parte de um novo povo de Deus, de um Israel novo que acolhe Deus na singeleza de uma criança na gruta de Belém. É na simplicidade e na humildade que podemos ver e aceitar Jesus em nossa vida. Assim estaremos encontrando a verdadeira felicidade. Será que temos consciência disso ou ficamos somente no formalismo frio de uma festa? Deus nos quer animados e vivendo os valores do Reino que são amor, solidariedade, serviço na comunidade que leva à vida aos que estão desanimados.

Que nesta festa possamos sair levando esta luz que vem de Jesus a todos, pois vale a pena ser de Cristo no amor de Maria e na intercessão de Santa Rita.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 07 de janeiro de 2012

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

Nenhum comentário: