ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Avós, experiências de vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A família é dom de Deus. Ela tem a responsabilidade de formar as gerações futuras que são os seus filhos. Hoje a família moderna tem que trabalhar a consciência filial para que não ocorra o fim da convivência familiar que valoriza os pais e os avós. Cabe a cada um saber que não se constrói nada na sociedade, ainda mais nesta sociedade capitalista onde os valores das gerações não são valorizados. Os avós devem ter consciência de que vão ter um papel muito significativo na vida dos filhos e da família em geral.

Os avós sãos pessoas amadurecidas e cheias de experiências que vão poder ser partilhadas em família e em sociedade, fora desta sociedade capitalista totalmente fetichizada e midiatizada. Esta figura do avô e da avó não pode ser obscurecida pela nossa correria da vida moderna e nem no modismo que se encontra na sociedade capitalista.

O modernismo quer ofuscar a importância dos avós, tirando deles este papel fundamental nos dias de hoje: o de ajudar na educação dos filhos de seus filhos. Uma ajuda que não tem preço, embora a sociedade capitalista tente tirar esta figura dos avós, alienando-os em outras ocupações e deixando os seus netos sem as suas presenças que são fundamentais para criar valores éticos, morais e religiosos nas crianças. Que os avós se espelhem na vida de Sant’Ana e São Joaquim, os pais de Nossa Senhora e avôs de Jesus.

Viva todos os avós e que eles tenham tempo para dedicar o amor deles a cada neto e neta, filhos de seus filhos que Deus quis confiar a eles. Que haja paz e harmonia entre todas as famílias em que são valorizadas a figura dos avós.


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 23 de julho de 2010

Nenhum comentário: