ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pedro nos confirma na fé e São Paulo nos impulsiona para a missão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja Católica tem duas colunas importantes que sustenta a sua presença no mundo. Pedro tem a primazia e Paulo tem a missionariedade. A Igreja hoje é conduzida pelo seu sucessor Papa Bento XVI. Na tarde de 28 de junho, Bento XVI celebrou as Primeiras Vésperas da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Basílica de São Paulo, Fora dos Muros.

Participou da celebração uma delegação do Patriarcado Ecumênico enviada a Roma, como é tradição, por Bartolomeu I, assim como faz o Papa para a festa de Santo André, protetor de Constantinopla. Na Homilia, Bento XVI falou sobre a vocação missionária da Igreja, bem representada por São Paulo, Apóstolo dos Gentios (notícia tirada da H2Onews - Newsletter em 30/06/2010).

Depois, o Papa recordou o que fez Paulo VI pela evangelização do mundo contemporâneo, citando a Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi” e o Decreto “Ad Gentes”, e destacou o empenho missionário de João Paulo II e a sua insistência sobre a urgência de uma nova evangelização. E acrescentou. “Recebendo esta herança, pude afirmar, no início do meu ministério petrino, que a Igreja é jovem, aberta ao futuro. E o repito hoje, próximo ao sepulcro de São Paulo: a Igreja é, no mundo, uma imensa força renovadora, não certamente por suas forças, mas pela força do Evangelho, no qual sopra o Espírito Santo de Deus, o Deus criador e redentor do mundo" (notícia tirada da H2Onews - Newsletter em 30/06/2010).

Assim, somos agradecidos a Deus por ter dois Apóstolos que desempenharam papéis importantes na difusão da mensagem de Cristo. A Igreja tem a presença segura do Espírito Santo. Ela é a barca que navega no mar do mundo. Algumas vezes, há ondas temerosas que querem naufragá-la, mas há também calmaria que a leva em destino certo. Ela é guiada na Palavra de Jesus que a sustenta e na Eucaristia que a renova e fortalece. Há muitos membros que vivem o seguimento do chamado de Cristo e são coerentes na missão. Levam sempre uma mensagem salvadora do Cristo que quer que o homem seja livre totalmente.

O mundo quando segue Cristo se renova completamente na lei do amor que tudo transforma e nos faz pertencer no Reino de Deus. Este Reino brilha na justiça, na partilha, na solidariedade e na fraternidade. Desse modo, formamos a Família de Deus que tem Cristo como único mediador ao Pai na força do Espírito Santo.

“Et ego dico tibi: Tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam; et portae inferi non praevalebunt adversum eam.” (Mt 16, 18)

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja.” (Mt 16, 18)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 02 de julho de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: