ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 6 de julho de 2010

“O Sacerdote deve mergulhar na vontade de Deus”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A vocação sacerdotal é um dom de Deus. O chamado é de Deus e a resposta é do homem. Deus escolhe e capacita os escolhidos. A vocação brota da generosidade e do amor do homem pela causa do Reino. A pessoa se torna dócil ao Espírito Santo e age na pessoa de Cristo. Leva a graça de Deus ao íntimo das pessoas. A Palavra de Deus que ele serve é propagada em todos os cantos e encontra eco no coração humano que ouve.

O Papa Bento XVI diz: “O Sacerdócio jamais pode representar um modo para obter a segurança na vida ou para conquistar-se uma posição social. Quem aspira ao Sacerdócio para um aumento do seu prestígio pessoal e do próprio poder não entendeu a raiz e o sentido deste ministério” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 21/06/2010).

Deus não deixa a Igreja sem ministro do Altar e assim “a Igreja tem quatorze novos sacerdotes. Foram ordenados por Bento XVI na Basílica Vaticana, que destacou quanto a Esposa de Jesus conta muito com eles para difundir no mundo a mensagem de verdade e de amor do Filho de Deus. Aos presbíteros - dez italianos, um indiano, um japonês, um chileno e um alemão - o Papa recomendou a redescobrir” “a face sempre nova do Senhor”, na oração, porque só quem tem um relacionamento íntimo com o Senhor é abraçado por Ele e pode levá-Lo aos outros” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 21/06/2010).

O Pontífice não deixou de chamar a atenção dos novos sacerdotes para as ofertas do mundo. Pensando na ambição, Bento XVI destacou que um sacerdote que se adapta “às modas e opiniões e priva-se da relação vital com a verdade, e que vê o seu ministério nesses termos, não ama verdadeiramente a Deus e aos outros, mas apenas a si mesmo”. “O sacerdócio”, insistiu, “se funda na coragem de dizer sim à vontade de Deus” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 21/06/2010).

Nesta orientação das vidas dos novos sacerdotes, Bento XVI, enfim, indicou a prioridade da Eucaristia, que sempre enche de “íntimo estupor”. “Quando celebramos a Santa Missa”, disse, “temos nas mãos o pão do Céu, o pão de Deus, que é Cristo, grão dividido para multiplicar-se e tornar-se o verdadeiro alimento da vida para o mundo”.

Na oração do Ângelus, o Papa recordou como os discípulos de Cristo devem apropriar-se do “poder da sua Cruz”, “ápice dos nossos bens e coroa da nossa esperança”. “Tomar a cruz”, esclareceu o Pontífice, “significa comprometer-se para derrotar o pecado que impede o caminho rumo a Deus, acolher cotidianamente a vontade do Senhor, aumentar a fé sobretudo diante dos problemas, das dificuldades, do sofrimento” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 21/06/2010).

Com estas palavras do nosso Papa, nos revigora no nosso sim que devemos dar a Jesus, pois só Ele tem a Palavra da Vida Eterna (Cf. Jo 6, 68-69) e a Verdade que nos liberta (Cf. Jo 8, 32) de toda forma de escravidão que não deixa o homem ser livre. Um deles é o Pecado, que desfigura a nossa imagem de filhos de Deus. O homem torna-se livre quando opta por Cristo e vive conforme a Sua Vontade em uma comunidade cristã. Nada perturba o coração do homem quando o seu íntimo está em comunhão com Deus e com os irmãos.

“Respondit ei Simon Petrus: Domine, ad quem ibimus? Verba vitae aeternae habes; et nos credidimus et cognovimus quia tu es Sanctus Dei.” (Jo 6, 68-69)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 21 de junho de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: