ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 3 de julho de 2010

Maria nos faz desejar o céu

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Nós somos gratos eternamente a Deus por ter dado um grande presente à humanidade, a pessoa de Maria que foi concebida sem pecado e sempre se pôs disponível à vontade de Deus. Ela sabia que tudo vem de Deus e para Ele todas as coisas têm a sua finalidade. Ela se deixou tocar por Deus e se encheu de graças e assim pode dar o sim a Deus pra ser a mãe do Nosso Salvador. O céu se aproximou de nós em Maria porque trouxe a nós Jesus Cristo, Nosso Senhor.

O Papa Bento XVI nos fala uma verdade. “Que Maria inspire em todos os desejos de céu”. E ainda nos diz o Papa. “Que Maria, Mãe de Deus e Nossa, esteja sempre no alto de seus pensamentos e afetos, amável conforto de suas almas, guia certa de suas vontades e amparo de seus passos, inspiradora persuasiva da imitação de Jesus Cristo” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 25/06/2010).

O Papa Bento XVI visitou na manhã de quinta-feira, 24 de junho de 2010, o Centro Don Orione de Monte Mario. Então ele abençoou a imagem de Nossa Senhora, abatida alguns meses atrás pela fúria do vento. Restituída aos olhos e à devoção dos romanos, graças à restauração atenciosa, a efígie, recordou o Pontífice, é “memória de eventos dramáticos e providenciais, escritos na história e na consciência da cidade”. A imagem, de fato, "foi colocada na colina de Monte Mario em 1953, como realização de um voto popular pronunciado durante a 2ª Guerra Mundial, quando as hostilidades e as armas faziam temer pelo futuro de Roma" (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 25/06/2010).

Uma iniciativa que partiu dos orionitas, que justamente no alto da colina realizaram um centro de "acolhimento de mutilados e de órfãos". "Don Orione”, precisou o Papa, “viveu de maneira lúcida e apaixonada a tarefa da Igreja de viver o amor para fazer entrar no mundo a luz de Deus", "convencido de que a caridade abre os olhos à fé". "As obras de caridade”, concluiu Bento XVI, “jamais podem reduzir-se a gesto filantrópico, mas devem permanecer sempre tangíveis as expressões do amor providencial de Deus" (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 25/06/2010).

Com estas palavras do nosso Papa, somos encorajados a ver que o cristão deve agir configurado na pessoa de Cristo. Jesus é Deus e tem duas naturezas: a humana e a divina em uma só pessoa. Ele ensinou que o amor deve ser a medida de todos os cristãos. O ódio e a vingança devem ser substituídos no amor que vem do Nosso Deus em nós. Somos cidadãos do céu, peregrinos na terra, mas com os olhos fixos na eternidade que será para sempre a nossa morada.

“Iesus autem dixit illis: ‘Quae sunt Caesaris, reddite Caesari et, quae sunt Dei, Deo’. Et mirabantur super eo.” (Mc 12, 17)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 26 de junho de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: