ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 20 de julho de 2010

A oração é a comunicação com Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A oração nos faz aproximar de Deus em um diálogo filial entre Deus Pai e nós como filho d’Ele. O homem, por natureza, busca estar em contato com o Sagrado. Pela oração, podemos corrigir, aperfeiçoar e mudar de vida. A força da oração transcende o nosso ser. Jesus ensina como orar.

Não precisamos de muitas palavras, mas estar com o coração aberto e solícito a ouvir a vontade de Deus para a nossa Vida. Jesus ensina a oração universal do Pai Nosso (Cf. Mt 6, 9) e nos acolhe como seu irmão. Jesus orava sempre e se retirava para lugares desertos onde se unia em oração com Deus. Nós devemos estar em comunhão com Ele. É uma eterna busca nossa ao Criador.

Existe a oração em comum para as necessidades pessoais ou comunitárias. Podemos confirmar isso quando Jesus diz: “Em verdade ainda vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estivessem reunidos em meu nome, ali estou no meio de vós” (Mt 18, 19-20).

Certa vez, os discípulos pediram a Jesus ensinar eles a orar. Pode-se verificar: “Então, aconteceu que, estando ele a orar em um certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos. ‘Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos’” (Lc 11, 1). E assim Jesus nos fala. "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará” (Mt 6, 6). Deus sabe tudo o que precisamos, pois Ele é Pai misericordioso (Cf. Mt 6, 8).


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 17 de julho de 2010

Nenhum comentário: