ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 25 de julho de 2010

Necessidade de conversão humana

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

“Naquele tempo, chamarão Jerusalém Trono do Senhor e em torno dela se reunirão, em nome do Senhor, todos os povos; eles não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau.” (Jr 3, 17)

Esta é uma profecia de Jeremias que já foi cumprida em Jesus Cristo e que é o trono da graça. Somente Ele pode mudar o coração humano e assim as estruturas se modificam com o tempo. Onde houver fraternidade, zelo do bem comum, valorização da vida, ética e valores cristãos, aí podemos constatar a justiça e o amor que geram a paz.

A violência, o ódio, o egoísmo, o prazer exagerado, a exploração, a corrupção, o falso comprometimento, a demagogia, o populismo, etc... tudo isso gera mal estar, morte e desrespeito à pessoa humana na sua liberdade. Todos têm direito, no Banquete da Vida que Jesus convida. Este é para todos.

A Palavra de Deus não é uma escrita morta, mas viva, que penetra e traz consequências para a nossa vida. Ela nos educa e nos faz novas criaturas. Deus é o sumo bem e, se nós nos convertermos a Ele, com certeza, este mundo vai ser melhor, mais humano e cristianizado. Assim seremos um só coração e uma só alma.

Todos então devem se sentir responsáveis pelo bem, desde as autoridades políticas até o mais simples cidadão. Ninguém fica excluído das responsabilidades. Não podemos omiti-las em nenhum momento: no trabalho, no voto, no exercício da cidadania, nos trabalhos voluntários, na difusão do Evangelho de Cristo, na solidariedade e na partilha.

O lugar privilegiado dessas ações é a família, que se prolonga na sociedade, na igreja, na comunidade e onde for exigida a nossa ação transformadora da realidade de morte para a Vida. Que a vida seja vitoriosa e que a cultura de morte seja banida do nosso meio. As crianças, os jovens, os adultos e as pessoas idosas tenham de todos o respeito nos seus direitos mais fundamentais, que são a vida, a saúde, a moradia digna, a alimentação, dentre outras.

“In corde Jesu et Mariae, persemper!”


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 23 de julho de 2010

Nenhum comentário: