ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 10 de julho de 2010

A Política deve estar a serviço do bem comum

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O homem é um ser social e político. Ele vive com outras pessoas e por causa disso deve viver em harmonia com todos. Esta harmonia se conquista na busca dos direitos para todos e da prática do dever de cidadania [entendida aqui como compromisso máximo e fiel com a transformação social, e não como uma servidão eternamente voluntária a direitos e deveres particulares, cívicos, estatais].

A liberdade do pensamento, de professar a religião e de viver em paz deve ser buscada sempre por todos. Os governantes são eleitos pelo povo e, na democracia, ela é o exercício pleno da liberdade da consciência de cada um. Ninguém tem direito de alienar e privar o povo da informação correta dos fatos.

No Vaticano, o Papa Bento XVI diz que fraternidade, justiça, equidade são as estradas que a população e os governantes do Benin devem prosseguir para construir uma sociedade em harmonia. O Santo Padre ressaltou essa filosofia ao se encontrar com o novo embaixador do país africano junto à Santa Sé, Comlanvi Théodore Loko, para a troca das cartas credenciais (notícia tirada da Rádio Vaticano em 28-05-2010).

O Papa sublinhou que um dos males a serem erradicados referem-se à busca do interesse pessoal em vez do bem comum. Para o desenvolvimento social, todo governo deve colocar em primeiro lugar o trabalho. Na atividade do trabalho, o homem se realiza e se integra na ordem da criação. Fraternidade, justiça, trabalho constituem os princípios de uma carta social a ser concretizada ainda (notícia tirada da Rádio Vaticano em 28-05-2010).

Assim a nação se faz no respeito mútuo, na integridade das ações políticas e públicas que produzem a paz social. O desenvolvimento de um povo se realiza no progresso em que a pessoa humana é respeitada nos seus direitos mais fundamentais. Estes são saúde, educação, alimentação, trabalho e salário digno, moradia, etc...

Desse modo se constrói uma paz duradoura que irradia por todos os cantos, porque o homem e a mulher poderão viver a justiça, a solidariedade e o compromisso com a vida plena para todos.


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 07 de julho de 2010

Nenhum comentário: