ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

“Pedimos a Deus operários dignos do Evangelho” (Papa Bento XVI)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O ser humano tem na religião cristã uma forma eficaz de comunicação com o divino e com os demais. As pessoas se encontram em assembleia. No nível horizontal, reforçam os laços com os outros homens e outras mulheres para que sejam um (Jo 17, 22) pela vida em comunidade. No nível vertical, pela comunhão com Deus. Desse modo, a religião cristã tem uma proposta de conduzir o homem na mais perfeita forma de comunicação (Monografia de José Benedito Schumann Cunha. A IGREJA E A COMUNICAÇÃO SOCIAL: UMA LEITURA PASTORAL EVANGELIZADORA. p. 10).

Na manhã de quarta-feira, 07 de julho, antes da Audiência Geral, Bento XVI inaugurou uma grande estátua de Santo Aníbal Maria da França, fundador da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus e das Filhas do Divino Zelo, posicionada no primeiro nicho externo da Basílica de São Pedro, perto do Arco dos Sinos (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 07/07/2010).

Antes de abençoar a estátua, de cinco metros e meio de altura e esculpida em um bloco de mármore de Carrara do escultor Giuseppe Ducrot, o Papa rezou para que o Senhor mande na sua messe “dignos operários do Evangelho” e para que a imagem do santo, que morreu em 1927 e foi canonizado em 2004, inspire em quem a contemplará “o seu mesmo espírito de caridade para crescer em amor por Deus e pelo próximo” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 07/07/2010).

Santo Aníbal Maria da França é retratado com o Evangelho nas mãos, aberto no versículo inspirador de sua obra. “Pedi ao Senhor que envie operários para a sua messe”. A oração pelas vocações é, de fato, um dos carismas da Congregação dos Rogacionistas, empenhada também na caridade para com as crianças e os pobres (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 07/07/2010).

Assim, com estas palavras do nosso Papa Bento XVI, somos questionados e levados a refletir que os operários do Evangelho de Jesus devem ser pessoas de oração e disponíveis à vontade de Deus. Devem se guiar pela Força do Espírito Santo. Deus quer estar em comunhão com a humanidade, mas é preciso que haja interlocutores que permitem sintonizar com o transcendente, sem obstáculos. Neste mundo plural e secularizado, somos sufocados a cada instante e necessitamos da presença do Deus Libertador da Humanidade.

A presença dos sacerdotes, dos religiosos, leigos e missionários são instrumentos de Deus para a difusão do Evangelho, genuíno de Cristo, Nosso Salvador.


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de julho de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: