ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os santos são corajosos

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus nos criou para estar em comunhão com Ele. A busca da Santidade deve ser sempre uma constante em nossa vida e oração. Deus é Santo e nós somos chamados por Ele a sermos santos também.

A coragem dos que creem em Jesus ultrapassa a força humana, pois é a graça santificante e a força do Espírito Santo que nos conduz a prática do bem, da justiça e do amor solidário. Jesus pede que nos amemos uns aos outros, como Ele próprio nos amou de modo infinito e pleno.

Hoje, dia 07 de julho, celebramos um santo que somente chegou à glória por causa da ajuda de Deus e de muitos, principalmente a esposa. Aconteceu que, no início do século IV, durante a perseguição do imperador de Diocleciano, Santo Adriano estava como chefe dos guardas do imperador, assistindo a injusta condenação de 22 valentes cristãos. ele então gritou. “Acrescentai também o meu nome a estes heróis mártires, pois também eu me declaro cristão” (notícia recebida por e-mail da diocese@arquidiamantina.org.br em 05/07/2010).

Lançado na cadeia com os outros, Santo Adriano recebeu total apoio de sua cristã esposa Natália, principalmente depois de ser batizado pelos irmãos. Ao saber do seu processo, Adriano foi liberado para avisar a esposa em casa. Mas esta, pensando que ele teria comprado a liberdade com a apostasia, somente abriu as portas depois de se certificar da fidelidade do esposo ao Cristo.

Juntamente com outras, Natália pôde acompanhar de perto seu marido, pois, na cadeia, usou da criatividade e coragem para isto. Até que, perto do grande testemunho de Santo Adriano, Natália, com júbilo, confidenciou seu desejo de que prosseguisse, mas sem esquecer-se dela. O amor dos dois era tanto para com Jesus, como casal, que Natália preferia a morte do que ser dada pelo imperador a algum general.

E isto aconteceu. Depois que Adriano foi queimado vivo juntamente com os outros 22 mártires, Natália, fugindo de um casamento, não aguentou o cansaço e a fome da caminhada, de forma a ter uma visão de Adriano que, na glória, vinha buscar-lhe (notícia recebida por e-mail da diocese@arquidiamantina.org.br em 05/07/2010).

Como é bom saber que a Igreja de Cristo é ornada por tantas pessoas que se entregam ao trabalho pastoral e missionário. Santificam a sua vida em prol dos outros. São verdadeiras estrelas que brilham na constelação do Reino de Deus. O sangue derramado ainda por muitos cristãos que não abdicam de crer em Cristo e sofrem o martírio por causa d’Ele. Seguir Jesus é assumir as cruzes da vida e também podem sofrer a morte pela fé em Jesus, Nosso Senhor e Salvador.

Jesus Cristo seja louvado para sempre!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 07 de julho de 2010

ACESSE
www.arquidiamantina.org.br
www.peneireifuba.blogspot.com

Nenhum comentário: