ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Evangelizar com novas linguagens

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Jesus, depois de ter concluído bem a sua missão, com sua vida, com sua paixão, morte e ressurreição, deu uma missão aos seus discípulos e seguidores de hoje. Ide, portando, e fazei com que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28, 19-20).

Pelo batismo, cada cristão é convocado por Jesus a ser evangelizadores neste mundo plural e secularizado. O Evangelho de Jesus não muda e nem fica ultrapassado, mas a sua abordagem deve usar novas linguagens para que a sua mensagem libertadora e de vida seja levada e aceita por todos.

Necessidade de “novas linguagens” para anunciar Evangelho, constata Bento XVI, em uma mensagem ao 11º capítulo geral dos Rogacionistas do Coração de Jesus. “Renovar formas e linguagens para anunciar o Evangelho aos homens de hoje é a indicação dada pelo Papa Bento XVI aos padres Rogacionistas do Coração de Jesus, reunidos desde o dia 05 de julho no Centro de Espiritualidade Rogate, de Morlupo, nas proximidades de Roma, para seu 1º capítulo geral (ROMA, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - www.zenit.org).

O capítulo deste ano, que reúne 53 irmãos rogacionistas vindos da Europa, Ásia, África e América, tem como tema “A Regra de vida, expressão da consagração, garantia da identidade carismática, apoio da comunhão fraterna, projeto de missão”. O objetivo é atualizar a normativa da congregação para adequá-la aos tempos atuais, especialmente após a promulgação do novo Código de Direito Canônico (ROMA, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - www.zenit.org).

“O grande desafio da inculturação”, escreve-lhes o Papa, “exige de vós hoje que anuncieis a Boa Notícia com linguagens e formas compreensíveis aos homens da nossa época, envolvidos em processos sociais e culturais em rápida transformação”. “Muitos esperam ainda para conhecer Jesus, o único Redentor do Homem, e inúmeras situações de injustiça e mal-estar moral e material interpelam os crentes”, sublinha o Sumo Pontífice (ROMA, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - www.zenit.org).

“Uma missão tão grande requer uma incessante conversão pessoal e comunitária. Somente corações totalmente abertos à ação da Graça estão capacitados para interpretar os sinais dos tempos e captar os apelos da humanidade necessitada de esperança e de paz”, acrescenta (ROMA, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - www.zenit.org).

Bento XVI convida a família rogacionista a “conservar fielmente o patrimônio espiritual transmitido por vosso fundador, Santo Aníbal Maria di Francia”, que “amou a Cristo com intensidade e se inspirou sempre nele”. Exorta-os, portanto, a “seguir seu exemplo e a prosseguir com alegria sua missão, válida também hoje, ainda que tenham mudado as condições sociais em que vivemos” (ROMA, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - www.zenit.org).

“Dai vossa experiência aos que têm ‘sede’ de esperança; cultivai uma autêntica paixão, sobretudo pelos jovens; empenhai-vos com uma generosa atividade pastoral entre as pessoas, especialmente a favor dos que sofrem no corpo e no espírito”. O Papa concluiu sua mensagem desejando que “resplandeça nos diversos campos do vosso serviço eclesial a adesão fiel a Cristo e ao seu Evangelho”.

Com estas palavras do nosso Papa Bento XVI, somos encorajados para ser também anunciadores de Cristo e que estamos seguros e alicerçados na Palavra de Deus e na Eucaristia que nos reforça na missão. Também somos encorajados na força da oração individual e comunitária que alimenta a nossa espiritualidade de evangelizadores nas Comunidades Eclesiais de Base e nas nossas casas como igreja doméstica. Amém!

“Euntes ergo docete omnes gentes, baptizantes eos in nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti, docentes eos servare omnia, quaecumque mandavi vobis. Et ecce ego vobiscum sum omnibus diebus usque ad consummationem saeculi.” (Mt 28, 19-20)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 17 de julho de 2010

Nenhum comentário: