ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

“Trindade sintetiza a revelação de Deus”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos situa no mistério de Deus. Em cada celebração, iniciamos com o sinal da Trindade Santa. É a marca que temos desde o batismo: somos selados para Deus para sempre. Ele cuida de nós e Ele é sempre fiel.

O nosso Papa nos fala que a solenidade da Santíssima Trindade sintetiza a revelação de Deus ocorrida nos mistérios pascais: morte, ressurreição de Cristo, sua ascensão à direita do Pai e efusão do Espírito Santo. Foi o que recordou Bento XVI, falando aos fiéis na Praça de São Pedro no dia 30/05/2010. A mente e a linguagem humanas são inadequadas para explicar a relação existente entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo e, todavia, os Padres da Igreja tentaram ilustrar o mistério de Deus Uno e Trino, vivendo-o na própria existência com profunda fé (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 31/05/2010).



É o mistério da nossa fé: não é para ser entendido com nossa racionalidade, mas deve ser compreendido pela fé e graça que vem de Deus.

Depois da Oração do Ângelus, o Papa recordou que, no dia 29/05/2010, foi beatificada em Roma a Irmã Maria Pierina De Micheli, do Instituto das Filhas da Imaculada. Saudou depois um grupo de Pordenone, em Roma, para honrar a memória do Cardeal Celso Costantini, cujo Diário, que acaba de ser publicado, testemunha a imensa obra realizada pela Santa Sé a favor da paz e em auxílio aos necessitados durante a 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945) - notícia tirada de H2Onews - [Newsletter em 31/05/2010].

Os santos são exemplos que Deus age na pessoa quando ela está disposta a se abrir para a graça de Deus. O mundo torna-se melhor, e a bondade contagia a todos. São exemplos que defendem a vida, a paz e o bem para todos. Eles são luzeiros que apontam o caminho para Cristo. Eles se tornaram santos porque seguiram Jesus que é o verdadeiro caminho que nos leva ao céu. A vida dos santos é a testemunha de que o Cristo é o Senhor da Vida e da História.

Quem está com Cristo tem nova vida. Esta é marcada agora pela graça santificante. Deus se torna tudo na vida da pessoa e o mundo é transformado, e fazemos uma história de homens e mulheres renovados na graça santificante de Cristo que derramou seu sangue para a nossa salvação.

“Videte qualem caritatem dedit nobis Pater, ut filii Dei nomine mur, et sumus! Propter hoc mundus non cognoscit nos, quia non cognovit eum.” (1 Jo 3, 1)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 31 de maio de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: