ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O coração humano deve ser solidário

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus é amor e nos cria por amor e para o amor também . Sabendo que Deus nos ama de modo infinito, então cabe a nós aceitar esse amor e também amar as outras pessoas que passam pela nossa vida. Ninguém pode ficar de fora. São João, na sua primeira carta, nos convida ao amor dizendo: “caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus. E todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” (1 Jo 4, 7). Esta é uma verdade. Quando o amor é a tônica da nossa vida, o mundo fica mais humano, há mais ajuda e cooperação entre as pessoas e a partilha acontece.

Agora “aquele que não ama, não conheceu a Deus, porque Deus é amor” (1 Jo 4, 8). Por isso que vemos e vivemos muitas situações ao nosso redor de desamor, de ódio, de violência, de falta de ética e de solidariedade, etc. Jesus vem ao mundo e nos ensina a chegar e a viver esse amor pleno. Ele, morrendo na cruz, demonstrou um maior despojamento de si.

O Papa Bento XVI nos fala: “O programa do cristão é ‘um coração que vê’ onde existe necessidade de amor e age em conseqüência” disso. Assim o Papa, citando a sua primeira encíclica - “Deus caritas est” -, comentou o Evangelho da liturgia deste domingo (11), com a parábola do “bom samaritano”, antes da Oração do Ângelus, na residência de verão de Castel Gandolfo (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 12/07/2010).

No primeiro encontro público na cidadezinha dos Castelos romanos, onde residirá até o dia 30 de setembro, Bento XVI acrescentou que o exemplo do samaritano, que “assume as condições de um desconhecido”…, é salutar.

O Evangelho de Lucas, que narra o episódio do Bom Samaritano, nos questiona e nos faz refletir qual é deve ser a atitude do cristão diante da miséria, da fome, da falta de saúde, da falta de moradia e de educação que promove a pessoa por inteiro.

O Papa Bento XVI ainda nos diz: “deve nos ajudar a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e dar-lhe graças significa servir aos irmãos com amor sincero e generoso” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 12/07/2010).

Na Igreja, enquanto família, pediu ainda o Papa, citando sempre a sua encíclica, “nenhum membro deve sofrer porque se encontra na necessidade”. Portanto, recordou São Bento de Núrcia, “o grande padroeiro do meu pontificado”, do qual neste domingo a Igreja recordou, “espelho de um magistério encarnado na sua pessoa”, que não pôde no modo mais absoluto “ensinar diferentemente de como viveu” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 12/07/2010).

Com as palavras do nosso pastor e guia da Igreja, Papa Bento XVI e diante das reflexões da primeira carta de São João e do evangelista Lucas, encerro este texto e indico que tudo isso nos faz tomar o partido de Cristo que traz a vida em abundância para todos. Isto pode ser realidade se os cristãos não deixarem de estar presos no egoísmo e no consumismo que não deixa o outro ter o mínimo para sua sobrevivência.

Que as comunidades possam atualizar a sua atuação em uma economia justa, fraterna e participativa e na missão de levar a vida aqueles que ficam à margem do sistema desta sociedade capitalista. O pão é alimento necessário a todos e que ninguém fique sem ele. O pão deve ser entendido não só como pão material, mas o pão do amor, da inclusão, da solidariedade, da fraternidade para que o Reino de Deus possa ser vivido e esplandecido entre nós. Jesus já inaugurou esse Reino. Falta a nós o compromisso de continuá-lo com a nossa coerência de vida na fé do Cristo, Senhor e Salvador da Humanidade. Assim, o coração humano torna-se solidário aos mais necessitados deste mundo.

“Carissimi, diligamus invicem, quoniam caritas ex Deo est; et omnis, qui diligit, ex Deo natus est et cognoscit Deum.” (1 Jo 4, 7)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 12 de julho de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

MENSAGEM DO MÊS
“Na comunidade eclesial de base, aprendemos que estamos juntos na alegria e na tristeza, na falta em busca da partilha. É uma família que se reúne em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia. Deus abençoe o 6º Encontro Mineiro de CEBs aí em Montes Claros” - Teólogo Schumann em recado por e-mail

Nenhum comentário: