ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

2017 acabou para Janaúba

O abraço dos gorutubanos
Imaginem um bairro de ruas sem asfalto, casas simples de chão batido, cortado por um rio quase seco onde os moradores lavam roupa. Os meninos pequenos ficam pelados no portão. As pessoas não sabem o nome das ruas, mas sabem onde é a casa de todo mundo. Em uma das vias do Rio Novo, ficava a creche municipal "Gente Inocente", onde muitas mães deixavam seus filhos para ir cuidar das casas dos patrões.
Nos últimos dias, eles foram visitados por dezenas de autoridades e jornalistas. E, mesmo imersos em tanta judiação, nos recebiam como visitas "importantes", porque para eles todas as pessoas importam. Não faltavam bebidas no freezer colocado na porta do hospital para refrescar quem não estava acostumado com aquela terra ardendo. Não faltava gente oferecendo comida e até casa para dormir.
Espero que Janaúba e seu povo nunca sejam esquecidos, mas que possam ser lembrados pela capacidade de amar, perdoar e ter compaixão, não precisam de mais que isso para viverem.
Quero guardar o abraço envolvente, daquele que aperta mais no final, de dona Vitalina, agradecida a Deus e ao mundo por seus três netos terem sobrevivido. Abraço aliviado que me fez lembrar do abraço doído, no dia anterior, de Janiqueli, a quem eu encontrei andando sozinha no cemitério em meio ao cortejo do enterro do filho dela e também nos abraçamos espontaneamente.
Quero apagar da memória de Maria Rita, de 5 anos, (assim como de todas as crianças) o trauma que ela viveu naquela creche, para que ela não fique assustada no meio das pessoas. Quero que o festejo de Dia das Crianças recomece o quanto antes no Rio Novo.
Quero responder ao avô de Thallyta, seu Giovani, (e todos os familiares) que agora não tem mesmo o que fazer e que ele não precisa ser forte sempre. Quando ele soube da morte da netinha indagou: "fazer o que né? agora tem que ser forte". A virada de 2017 vai chegar junto com o data do aniversário de Thallyta, em 31 de dezembro, mas quero apostar que eles já terão encontrado forças para um novo ano.
Quero acreditar que a vida é feita de começos e fins, como me lembraram os gatinhos que nasceram no cemitério de Janaúba em uma semana em que tantas crianças foram enterradas.
Luto em Janaúba

Luto em Las Vegas

Nenhum comentário: