ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 21 de outubro de 2017

“Mas, sabe o que acontece?”, Gilmar Gusmão

 

Governo não paga, não forma e sucateia, e a culpa é da escola


POR Quintino de Quadros Vieira

 

Exerça sua cidadania. Todo indivíduo tem direito de cobrar e a receber conforme presta um serviço legal ou terceirizado à sociedade [contemporânea e capitalista]. O homem não pensou duas vezes. Foi ver o empreiteiro que contratou os seus serviços para consertar o teto de PVC da escola rural. Ele combinou tudo na escola.

 

Ao chegar, a diretora do corpo docente foi logo alertando: lugar de empreiteiro não é aqui, senhor, é nos governos federal, estadual e municipal. Aqui é uma escola!!! Veja com seus próprios olhos que a terra há de comer, caso o senhor não nos incendeie. Carteiras quebradas, merenda escolar ruim e superfaturada, muros pichados por pintar, quadros negros verdes escritos vai pra puta que pariu, ou com expressões enigmáticas, ou com frases de efeito como: a sociedade cala, o muro fala! Quem policia a polícia? Bem que queríamos pintar de cinza, mas o Damião, nosso pintor ocasional, transformou nossa tinta em cinzas.

 

Revoltado, o homem sertanejo foi procurar o empreiteiro na Prefeitura de Janaúba. Foi informado de que ele viajou para Goiânia, Goiás. O empreiteiro queria resolver antigas desavenças com colegas em uma escola. Acredite! Já existem empreiteiros menores aprendizes contratados pelo Executivo e que são atiradores de elite. O videogame e a internet ensinam mais que a vida, a família e a escola. O empreiteiro agiu e a escola brasileira nunca mais foi a mesma depois disso. Mas ninguém leu os avisos nos muros.     


Quintino de Quadros Vieira, 83 anos, é tão só escritor  

 

Homem é preso por ameaçar atear fogo em outra creche em Janaúba (MG)


Luiz Carlos Mendes Moreira, de 52 anos, prestou serviços para a prefeitura e reivindicava pagamento atrasado

Um homem foi preso após ameaçar atear fogo a uma creche no distrito de Quem Quem, na zona rural de Janaúba, em Minas Gerais, nesta quinta-feira (19/10). No dia 5 de outubro, um vigia incendiou uma escola infantil e matou 11 pessoas, a maioria crianças, na mesma cidade. Luiz Carlos Mendes Moreira, de 52 anos, teria prestado serviços para uma empreiteira contratada pela prefeitura e os pagamentos estariam atrasados.

Familiares e pessoas do convívio de Moreira confirmaram que ele estaria há pelo menos uma semana dizendo que atearia fogo à creche Cantinho Feliz, “igual aconteceu em Janaúba”, se não recebesse o valor referente ao serviço de pavimento de vias que prestou à prefeitura. Ele não é funcionário público nem trabalha na creche, informou a Polícia Militar de Minas Gerais.

No final desta quinta-feira, a diretora da instituição educacional acionou a Polícia Militar, que encaminhou ao local uma equipe do 51º Batalhão. O homem foi preso em flagrante pela ameaça.




Agora eu vou matar o pessoal da minha sala”, pensou atirador

GOIÂNIA/GO - O depoimento do adolescente que abriu fogo numa escola em Goiânia revela um planejamento dos atos e um desejo de matar os colegas de sala de aula, inspirado nos massacres de Columbine, nos Estados Unidos, e do Realengo, no Rio. O jovem de 14 anos fez buscas no Youtube sobre os dois massacres, meses antes. Naquele momento, segundo o depoimento à Polícia Civil, ele já havia pensado:

- Agora eu vou matar o pessoal da minha sala.

O atirador tinha um alvo específico, João Pedro Calembo, de 13 anos. O agressor disse que se incomodava com um suposto bulliyng por parte do colega. Calembo morreu dentro da sala de aula. Também morreu João Vitor Gomes, de 13 anos. Ele teria sido alvejado a esmo, assim como outras quatro vítimas que ficaram feridas.

- Ele me amolava muito, disse o adolescente no depoimento sobre Calembo.

Depois de disparar contra o desafeto, o adolescente passou a atirar em toda a sala de aula.

- Agora eu vou matar todo mundo, teria dito.

Após os disparos, os alunos correram para o corredor. O adolescente recarregou a arma, um revólver 40, e seguiu ao corredor, quando foi convencido pela coordenadora a desistir de mais disparos. A arma é de uso da mãe, sargento da Polícia Militar (PM) de Goiás/GO. O pai é major da PM. O revólver tem o símbolo da polícia.



Nenhum comentário: