ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Neste 17/10, papa recorda Dia da Rejeição da Miséria; para Francisco, “miséria não é uma fatalidade” e é urgente “honrar a dignidade de tantos irmãos e irmãs”

Após o Angelus, ao final da cerimônia de canonização de 35 novos santos, o Papa Francisco recordou que as Nações Unidas celebram o Dia do Rejeição da Miséria em 17 de outubro: uma iniciativa do Pe. Joseph Wresinski (1917-1988) cuja causa de beatificação está aberta.
“Eu também lembro que o Dia da Rejeição da Miséria será depois de amanhã. Miséria não é uma fatalidade, tem causas que devem ser reconhecidas e abolidas para honrar a dignidade de tantos irmãos e irmãs, seguindo o exemplo dos santos“, disse o Papa.
Dia Mundial da Rejeição da Miséria foi criado por iniciativa do padre Joseph Wresinski, fundador do movimento “ATD Cuarto Mundo”, em 17 de outubro de 1987, quando colocou no átrio do Trocadero, em Paris (França), uma lápide “pelas vítimas da miséria”. Uma iniciativa assumida pelas Nações Unidas em 1992.
No átrio da Basílica de São João de Latrão, catedral do Papa, se pôs uma lápide que reproduz a do Trocadero de Paris: “Ali onde há homens condenados a viver na miséria, violam-se os direitos humanos. Unir-se para fazê-los respeitar é um dever sagrado”.
Esta frase original foi completada na lápide romana com as palavras de João Paulo II: “Nunca mais discriminações, exclusões, opressões, desprezo dos pobres e dos últimos”.
Fonte: Zenit

Nenhum comentário: