ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Ídolo: ame-o ou deixe-o!

POR Mara Narciso

No dia do seu 72º aniversário, Lula e seguidores estiveram em Montes Claros. Os nomes nacionais que passaram por aqui no dia 27 de outubro foram Gleise Hoffmann, Fernando Haddad, Benedita da Silva, Fernando Pimentel, Lindbergh Farias, Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. A manifestação política se deu na Praça da Catedral, e, marcada para as 18 horas, Lula falou as 21 e 30. Um palco imenso foi montado, e, com um som bastante alto, músicas da MPB distraíam os manifestantes, até o início dos discursos.


Quando a festa começou, com praça cheia, porém com alguns espaços nas laterais para o público se movimentar (imagem de drone), percebeu-se o quanto um ídolo pode ser amado. Por ser aniversário de Lula, mas também em outras ocasiões, montes de presentes foram entregues no palanque, por uma multidão embevecida. De pé todo o tempo, sem ter onde se encostar, todo sacrifício foi feito por quem gosta dele. Mais tarde teve bolo e parabéns.



E os que o detestam? Ainda de manhã, os opositores a Lula postaram fotos detratando-o, nas redes sociais. Uns diziam: Lula, Montes Claros te recebe de grades abertas! Ou, junto a uma foto com a praça quase vazia: por enquanto, só os idiotas, os ladrões ainda não chegaram. Vídeos mostraram grupos vaiando Lula, assim como, alguns descontentes com a visita, protestavam vestidos de verde e amarelo.



Ainda na parte da tarde, integrantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra estavam no local. Suas fotos correram as redes sociais, sugerindo que hostilizavam jornalistas. Os simpatizantes de Lula, em sua maioria vestidos de vermelho, apareceram assim, naturalmente.




O curioso é Lula não ter receio de enfrentar a multidão, andando desenvolto pelo meio dela. Muitos o abraçavam, comovidos, como se estivessem abraçando um santo. Outros, imitando Gabriel, o Pensador, que soltou um remake recente do seu “Matei o presidente”, feito para Fernando Collor, e agora visando Michel Temer, querem destruir Lula.




Vidas perigosas têm os líderes, levados à condição de guias, gurus, quase semideuses. Mal comparando, Jesus Cristo era seguido, adorado, tendo os seus pés beijados, no entanto, quando Pôncio Pilatos perguntou à multidão quem deveria morrer, Cristo ou Barrabás, a multidão escolheu o Nazareno. Mahatma Gandhi, admirado por ter levado a Índia à libertação pelos caminhos da verdade e da não violência, teve sua vida ceifada por Nathuram Godse, que o baleou. Quando estava no auge, John Lennon foi morto aos 40 anos, na porta da sua casa, por um fã, Mark David Chapman, que buscava notoriedade. Também foram alvejados o Papa João Paulo II por Ali Agca, o qual foi perdoado, e Ronald Reagan, que levou tiros proferidos por John Hinckley. Sem contar o misterioso Lee Oswald, que matou John Kennedy, despedaçando sua cabeça.



Em geral, gente precisa de ídolos, de heróis. Têm suas vidas ocas, tão medíocres que correm atrás de alguém que brilhe, para adorá-lo ou destruí-lo, ou as duas coisas.  Por isso gente famosa anda com seguranças. Ter fama, dinheiro ou poder ou tudo isso desperta sentimentos contraditórios.


As mentes frágeis - outras bem fortes - consomem seu tempo odiando e insuflando ódio, enquanto gastam os joelhos rezando. Simultaneamente apedrejam, destruindo quem pensa diferente delas. É preciso desmoralizar, acabar com quem tenha a audácia de se contrapor aos seus objetivos.




Nas redes sociais e no mundo real, as inteligências e as burrices andam inflamadas, sedentas de sangue. O negócio não é opinar, é preciso triturar o opositor, arrancar-lhe as vísceras e pisotear sobre elas. A Sociologia e Sigmund Freud não conseguem explicar. A crescente paixão para o mal sugere que o mundo está precisando se acabar. Ou melhorar. Tudo tem dois lados, ainda que a Lua mostre um lado só.

29 de outubro de 2017

Sugestão de Vídeos
(clique nas expressões acima para ver cada clip)

Nenhum comentário: