ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 21 de outubro de 2017

Quanta mudernidade!!!

Já imaginou como seria se o livro "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, recebesse uma reedição dos corretores ortográficos mudernos? A máquina grifou de vermelhinho a palavra "mudernos". Quanta mudernidade! Outro vermelhinho. A máquina deve estar a serviço do Comando de Caça aos Comunistas. Como se manifesta João Aroldo Pereira no Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, "pau na máquina".

Nonada! A máquina sublinhou de vermelhinho e queria substituir pela palavra "mônadas". Então o que seria se os nossos corretores ortográficos mudernos reeditasse o livro "100 Anos de Solidão", de Gabriel García Marquez, também uma obra cheio de maravilhosos recursos linguísticos e criações vocabulares?

Se escrever é colocar à tinta ou eletronicamente no papel como se pensa e aprende, os corretores ortográficos mudernos passarão a ser mais uma função disponibilizada e não utilizada. O problema é que a população brasileira morre de vergonha de escrever errado. Mas consegue lidar melhor com a retórica (oralidade, fala) do dia a dia.

Fala bem e escreve mal, do ponto de vista da língua padrão formalizada do português. E tantos livros já foram escritos sem ligar para a norma culta da língua. Quem será o próximo a criar um e-book com base no internetês e não no português?

Foi bom tc (teclar que quer dizer conversar) com vc (que quer dizer você). FMZ (firmeza)? BLZ (beleza)? É a siglanificação, outro grifo vermelhinho dela, a máquina, da nossa linguagem. Se isso é bom ou ruim, depende do repertório cultural e do juízo de valor que cada leitor faz da vida. Não chegaram até a dizer que "Grande Sertão: Veredas" é uma romance homossexual?

Diadorim se disfarça de jagunço para seguir no bando de Riobaldo, outro vermelhinho, e em nome próprio. Riobaldo se apaixona por Diadorim ou pelo jagunço? Cria-se aí a ideia de de um romance homossexual ou heterossexual? Não creio que Guimarães Rosa tenha tido a intenção de moralizar a história, ainda mais diplomático como ele era e sabendo da infinitude das relações sociais.

"Grande Sertão: Veredas" seria como a aldeia de Macondo fundada pela Família Buendia no livro "100 Anos de Solidão": libertária, sonhadora, mágica, realmente progressista e potencialmente humana.

Faço questã de defender seu modo de falar e escrever "errado" pro mode de nóis entrosar mais mió!!!

Pense então como o mais puro mineiro deve sofrer com um aparelho de telefone celular com corretor ortográfico, sô!!!


08 de junho de 2017

Nenhum comentário: