ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Mesmo com seca e falta d’água, reflorestadora insiste em devastar cerrado em Grão Mogol, Norte de Minas, para monocultura do eucalipto; leia nota da Pastoral da Terra

Terça-feira (03/10/2017), por volta das 15h

Conflito Urgente!!! Geraizeiros do Vale das Cancelas enfrentam a destruição da JR Reflorestadora (Grupo da Floresta Minas)

Neste momento, Famílias das Comunidades Tradicionais Geraizeiras do Vale das Cancelas estão em confronto com a empresa JR Reflorestadora ligada ao Grupo Floresta Minas. O conflito ocorre na Comunidade São Francisco, localizada no município de Grão Mogol, Norte de Minas Gerais.

A empresa destruiu uma grande área de CERRADO localizado na comunidade. Desmataram e gradearam a terra para o plantio de eucalipto. As Famílias Geraizeiras foram para a chapada e fizeram um cordão humano para impedir que as suas terras ancestrais sejam novamente tomadas pela monocultura do eucalipto. Esta área é devoluta e pertence ao Território Geraizeiro.

O confronto ocorre neste momento. Num clima muito tenso, as famílias impedem com o próprio corpo o avanço das máquinas. Que os órgãos públicos cumpram sua função de defesa das comunidades e do meio ambiente, ainda que as organizações populares ajudem neste momento de enfrentamento. Fomos informados que a polícia já foi acionada pela empresa. Funcionários da JR foram até o local, de forma agressiva e ameaçadora. Disseram que os trabalhadores serão retirados à força pela polícia.

A PM irá cumprir esse papel de guarda de empresas grileiras e degradadoras do meio ambiente? Não podemos deixar que mais essa injustiça aconteça com o povo sofrido e de luta do Vale das Cancelas. Pedimos às autoridades e órgãos responsáveis que tomem as devidas providências.

Em defesa da Casa Comum!
Em defesa do Povo Pobre!
Em defesa da Vida!

Comissão Pastoral da Terra do Norte de Minas Gerais

(38) 3016-7707

Alexandre Gonçalves
Luzia Alane Rodrigues Dias
Ana Paula Alencar da Silva
Etelvina Moreira de Arruda

Nenhum comentário: