ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 10 de outubro de 2017

“Deixai toda a esperança, ó vós que entrais”, Dante Alighieri

Não queremos título. Queremos saber como vamos fazer pra viver a partir de agora. O murmúrio vinha da mesa onde estavam reunidos familiares, parentes e amigos das vítimas da Tragédia de Janaúba, acolhidas na residência pastoral do Colégio Marista São José, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, ao se referirem à Ordem Nacional do Mérito concedida pela Presidência da República à professora Helley de Abreu Silva Batista, que morreu na tentativa de impedir a criatura oprimida Damião Soares dos Santos de incendiar a si mesmo e a várias crianças e operários do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente. A Presidência da República do Brasil ofereceu um prêmio à classe educativa que ela tanto menospreza. Poderia ser classificado como uma coroa de espinhos esse título? Hipócritas!!! Fariseus!!!

No dia 03 de outubro, uma parede da escada da Escola Estadual Carlos Versiani, em Montes Claros, desabou e feriu 12 estudantes. Seria o sinal para o que viria a ocorrer em Janaúba, no dia 05 de outubro de 2017? Qual vai ser a próxima escola vítima dos cortes sociais do governo federal, estadual e municipal durante 20 anos na educação, na saúde, na cultura e no trabalho? A escola do Bairro Santa Rafaela, em MOC, é considerada saudável para o aprendizado infantil?

O Setor Social da Arquidiocese de Montes Claros visitou, na segunda-feira (09/10), à noite, os familiares das vítimas da tragédia de Janaúba instaladas no Colégio Marista São José. O clima de desolação, desalento e aflição impera. O silêncio predomina, semelhante a um dos infernos imaginados pelo italiano Dante Alighieri (1265-1321) em seu clássico “A Divina Comédia”. Estaríamos no limbo?






.................................................................................................

Na época de Dante, só havia três continentes conhecidos – Europa, Ásia e África. O poeta imaginou que, no polo oposto a Jerusalém, ficava a ilha do purgatório – ligada ao inferno por uma passagem aberta pela queda de Lúcifer.

PORTÃO DO INFERNO: A jornada começa numa selva escura e cheia de feras onde Dante encontra o espírito de Virgílio, que se dispõe a ser seu guia. Na entrada do inferno, sem portas nem cadeados, há uma advertência: “Deixai toda a esperança, ó vós que entrais”.  

ANTESSALA DO MALIndecisos e covardes não podem ir para o céu nem para o inferno e agonizam por aqui. Picados por enxames de vespas, eles correm sem parar. O sangue que sai das picadas mistura-se a lágrimas e escorre até os pés, que são roídos por vermes.

RIO AQUERONTEOs condenados cruzam um rio pantanoso e cinzento, conduzidos por Caronte – o barqueiro dos mortos na mitologia grega. “Almas ruins, vim vos buscar para o castigo eterno!”, anuncia, descendo o remo nos que hesitam em embarcar. Começa a descida pelos nove círculos infernais!

1º CÍRCULO – LIMBOAqui não há sofrimento nem lamentação: apenas suspiros e desesperança. Este é o lugar das almas que, em vida, foram virtuosas, mas que tiveram o infortúnio de não ser batizadas. Os que viveram antes de Cristo também habitam o limbo.

2º CÍRCULO – LUXURIOSOS: O monstro Minós dá as boas-vindas enrolando a cauda no corpo dos pecadores – o número de voltas do rabão indica o círculo que o condenado vai habitar. Neste nível, os que pecaram por luxúria são jogados de um lado para outro por fortes redemoinhos.

3º CÍRCULO – GULOSOS: Os glutões ficam afundados na lama, sem poder falar com os vizinhos, e são açoitados por uma chuva de neve e granizo. Para piorar, sofrem com a assombrosa presença de Cérbero, o cão de três cabeças da mitologia grega, que os morde sem dó.

4º CÍRCULO – AVARENTOS E ESBANJADORES: Quem foi pão-duro demais ou gastou além da conta fica por aqui. Numa analogia à roda da fortuna, a pena de quem não soube lidar com as finanças é passar a eternidade rolando grandes e pesadas pedras e colidindo incessantemente uns com os outros.

5º CÍRCULO – IRADOS E RANCOROSOS: O suplício de quem não controlou a raiva é viver mergulhado na lama nojenta do rio Estige. Lá, os irados ficam batendo, chutando e mordendo uns aos outros. No fundo do rio, os rancorosos, que nunca externaram sua ira, suspiram borbulhas fedorentas.

6º CÍRCULO – HEREGES: Atrás das muralhas da “Cidade da Dor Eterna”, os que não acreditaram na existência de Deus queimam em brasa dentro de tumbas abertas. Aqui fica a fronteira entre os pecados cometidos sem intenção e os executados conscientemente.

7º CÍRCULO – VIOLENTOS: Assassinos, tiranos e assaltantes levam flechadas no rio de sangue fervente. Na floresta, suicidas viram plantas devoradas por harpias, enquanto blasfemos, sodomitas e agiotas se “refrescam” na chuva eterna de brasas, em pleno deserto.

8º CÍRCULO – FRAUDADORES: São dez valas circulares, uma mais profunda que a outra, onde são punidos os enganadores – de ladrões a puxa-sacos. Eles levam surras de demônios chifrudos, são enterrados de cabeça para baixo, fervem na lava e são picados por cobras.

9º CÍRCULO – TRAIDORES: No fundo do inferno, ficam os que cometeram o pior dos crimes: a traição. Eles mergulham num lago congelado, chamado Cócito, ficando só com a cabeça e o tronco de fora. Os queixos batem de frio e suas lágrimas congelam, levando-os ao desespero. No centro do nono círculo, o próprio Lúcifer se encarrega de torturar os que traíram os próprios benfeitores. O coisa-ruim tem três cabeças e em cada boca tritura um traidor: Judas – que traiu Jesus -, Brutus e Cássio – traidores de imperadores romanos.


COM COLABORAÇÃO DE Mundo Estranho

Nenhum comentário: