ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dois anos depois do desastre ambiental, atingidos programam atividades em Mariana

O segundo aniversário do rompimento da barragem da Samarco Vale BH Billiton em Mariana (5/11/2015) será lembrado com uma série de atividades promovidas pelos atingidos, organizações de direitos humanos, universidades e sociedade civil. Entre elas estão uma missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, ato do coletivo “Um minuto de sirene” e seminários temáticos sobre os desdobramentos do crime ambiental. Dois anos depois, pouco foi feito para resolver a situação das centenas de atingidos pela lama tóxica que destruiu comunidades, poluiu rios e matou 19 pessoas.

No dia 4/11 haverá uma coletiva de imprensa com representantes das comunidades atingidas pela lama, na qual será feito um balanço da situação, dois anos após o desastre.

Atraso no reassentamento das comunidades, demora no processo de reparação e indenização das famílias atingidas e o impacto do desastre no modo de vida das comunidades - majoritariamente rurais - são alguns problemas que se arrastam sem solução.

Jornalistas credenciados serão levados a duas das comunidades atingidas (Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo). Os interessados em participar da coletiva de imprensa ou da visita devem informar enviando e-mail para jornalasirene@gmail.com.

Leia a programação completa clicando aqui.

SERVIÇO

Coletiva com Imprensa - Comissão dos Atingidos de Mariana
Dia: 4 de novembro de 2017, sábado
Hora: 10
Local: Centro de Convenções de Mariana
Contatos: Rafael Drumond/Jornal “A Sirene” 31 9 9450 6464 e Luciana Bento/Assessoria de Imprensa - 21 9 8103 7215

(Crédito da Foto: Gustavo Ferreira/Jornalistas Livres)

[23/10/17]


Fonte: SJPMG

Nenhum comentário: