ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Atirador de ataque em igreja no Texas dava aula de estudos bíblicos

O assassino que abriu fogo e matou 26 pessoas numa igreja batista no estado americano do Texas se chamava Devin P. Kelley e tinha 26 anos, informou a polícia da cidade de Sutherland Spring, onde o massacre aconteceu. Além das mortes, o atirador deixou 24 feridos, antes de ser morto em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Segundo a imprensa americana, Kelley serviu na Força Aérea dos EUA, mas foi expulso por motivos ainda desconhecidos, em 2014. Em seguida, ele foi professor voluntário de estudos bíblicos e deu aulas para crianças da Primeira Igreja Batista de Kingsville, também no Texas.

Natural de New Braunfels, um subúrbio de San Antonio, no Texas, Kelley morreu após uma breve perseguição no condado de Guadalupe, segundo o porta-voz do escritório do xerife do condado, Robert Murphy. Mas ainda não está claro se o atirador se matou ou foi morto pelas autoridades.

Segundo um policial, em entrevista à agência de notícias AP, os investigadores estão acompanhando as mídias sociais de Kelley para saber o que ele pode ter feito nos dias anteriores ao ataque. Em uma das imagens ele parece mostrar uma arma semiautomática AR-15 com a legenda: “She’s a bad bitch”.

Na noite deste domingo, a polícia de San Antonio invadiu a casa de Kelley com cães e unidades de esquadrões antibombas. Ainda não há informações sobre o que foi encontrado no local. Uma conta de LinkedIn mostra que Kelley se formou na New Braunfels High School, em 2009, e que trabalhou em logística e suprimento na Força Aérea até que ele foi desonrado em 2014, segundo a CBS News.

Após ser expulso das Forças Aéreas, ele se ofereceu como professor de estudos bíblicos na Kingsville First Baptist Church, também no Texas. A tragédia na manhã deste domingo não é um ato isolado: de acordo com um levantamento do site “Gun Violence Archive”, este é o 35º ataque a tiros desde Stephen Paddock abriu fogo contra uma multidão em um show em Las Vegas, em 1º de outubro, causando a morte de 58 pessoas no pior ataque a tiros da História moderna dos EUA.

A soma, que leva em conta ataques com ao menos quatro vítimas - incluindo feridos e mortos -, mostra que o tema está longe de ser resolvido no país. Entre as vítimas está a filha do pastor da igreja, de 14 anos, outros adolescentes e uma criança de dois anos.


Crônica

“Os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homens.” Marshall MacLuhan

Ele pegava aquela flanela amarela e limpa e fazia, todo dia de manhazinha, a limpeza dela. Antes, porém, passava as mãos nela para senti-la. Ela fria e pesada. Tirava qualquer tipo de poeira e sujeira da sua mais nova posse: uma arma semi-automática AR-15. Pretendia estreá-la a qualquer instante. Sofreu a desonra durante sua passagem pelas Forças Áreas Estadunidenses por motivos fúteis.

Estudou a Bíblia Sagrada. Leu todo o Velho Testamento. Aprendeu que, na Lei de Talião, a vida é olho por olho, dente por dente. Aprendeu que a Lei da Física vale também como uma lei humana na sociedade capitalista: para cada ação provocada, uma reação com igual peso e força será devolvida ao seu criador. Se qualquer pessoa bater em você, dê o troco, aconselharam-lhe desde a infância. Habilitou-se como professor na 1ª Igreja Batista da sua cidade. Voluntariou-se para dar aulas sobre as Sagradas Escrituras na comunidade.

Nos 500 anos da Reforma Protestante celebrados em 31 de outubro de 2017, ele leu nas redes sociais que um município comemorava o dia do pastor em 1º de abril. O pastor mentia. Chamava de revoluções verdadeiros golpes de Estado financiados pelo seu país em toda a América Latina na história do século XX.

Era domingo, 05 de novembro. Completavam-se dois anos da maior tragédia ambiental brasileira. Enquanto Mariana/MG chorava os 19 mortos, feridos e enLUTAdos do desastre da mineração e da tecnologia pósmodernosa graças às desobediências da Companhia Vale do Rio Doce/Samarco, vendida a preço de banana e privatizada pelo presidente metido a sociólogo Fernando Henrique Cardoso, um típico estadunidense do Texas quis brincar de bang-bang.


Não! Ele não brincava dessa vez. Nem falou. Agiu seriamente, sem uma gota de emoção sequer. Entrou em um templo religioso evangélico e metralhou adolescentes e uma criança. Uma das vítimas era a filha do pastor. E não foi conto do vigário.    






              

Nenhum comentário: