ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Dia dos Pobres mobilizará todo o Norte de Minas Gerais

POR Girleno Alencar

A cidade de Montes Claros sediará de 13 a 19 de novembro o Dia dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, com foco para chamar a atenção da população sobre as pessoas que vivem em vulnerabilidade social. No dia 13, a partir das 13h, serão montadas barracas na Praça Doutor Carlos, para mostrar as ações realizadas pelas pastorais sociais em prol deste segmento social. O coordenador da Pastoral Carcerária, Dílson Antônio Marques, explica que o grande evento será realizado no dia 19, celebrado pelos arcebispos Dom José Alberto Moura e João Justino. Desde o dia 13 de junho foi publicada, no Vaticano, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres, que tem como tema “Não amemos com palavras, mas com obras”. Esse dia foi instituído na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, com uma Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e mísera”. A celebração, sinal concreto do Ano Jubilar, se realizará no XXXIII Domingo do Tempo Comum, que este ano cai em 19 de novembro.

A Pastoral Carcerária de Montes Claros tem 37 anos de criação e, segundo o coordenador, Dílson Antônio Marques, além de trabalhar com os presos que estão recolhidos nos presídios Alvorada e Regional, dando assessoria jurídica e espiritual, ainda ajuda as famílias deles, com a distribuição de cestas básicas. O coordenador salienta que são 150 famílias atendidas por mês. Por isso, a Arquidiocese de Montes Claros deliberou que de 12 a 19 as pastorais sociais façam ações que mostrem os trabalhos realizados. Na cidade de Montes Claros, de 13 a 18, serão montadas essas barracas na Praça Doutor Carlos. Todas as pastorais da cidade estarão atuando nessa tarefa instituída pelo Papa Francisco.

O Dia Mundial dos Pobres será realizado em 19 de novembro. Na sua mensagem, o Papa Francisco usa a citação evangélica do tema central: “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade”.

Estas palavras do apóstolo São João - diz Francisco - são um imperativo do qual nenhum cristão pode prescindir. A importância do mandamento de Jesus, transmitido pelo “discípulo amado” até aos nossos dias, tem pleno sentido diante das palavras vazias que saem da nossa boca. O amor não admite álibis: quem pretende amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo, sobretudo quando somos chamados a amar os pobres. Aliás, é bem conhecida a forma de amar do Filho de Deus: “Ele nos amou primeiro, a ponto de dar a sua vida por nós”. Deste modo, a misericórdia, que brota do coração da Trindade, se concretiza e gera compaixão e obras de misericórdia pelos irmãos e irmãs mais necessitados”.


Nenhum comentário: