ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Bela imagem


Que lindeza de imagem do Geraldo Humberto, da InterTV/Grande Minas. Só mesmo a pureza sertaneja norte-mineira e nordestina para soprar a esperança nesta sociedade capitalista contemporânea, entristecedora e esvaziada de significados e significantes. Lampião e Maria Bonita se reencarnam romanticamente no sertão.

O contraste na fotografia nos mostra que o ser humano, sobretudo aquele sem instrução e que não passou pela formação burguesa da escola e colégio formalistas, o caipira típico do interior de São Paulo/SP, age como espinho para proteger a sua flor.

A menina calça chinelos Havaianas, veste uma simples saia e blusa floridas, tem cabelos encaracolados pretos naturais, boné para proteger o rosto e segura flores com a mão direita. Com chapéu enraizado de sertanejo real, o menino segue de mãos dadas com a menina. Calça outras sandálias Havaianas, está com uma blusa e bermuda cinzas e a mão esquerda carrega mais flores. O olhar do garoto é fixo na garota e no horizonte. Inocência de Grande Sertão: Veredas. As duas crianças caminham coloridas na terra seca, seca, seca, sem reclamar de nada. Apenas brincam de observar, amar e trabalhar... 

Nenhum comentário: