ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

IMPOSTÔMETRO - Em São Paulo, João Dória Júnior cria imposto para Netflix e Spotify

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), enviou projeto de lei à Câmara Municipal incluindo uma série de serviços na lista de atividades que devem recolher o Imposto Sobre Serviço (ISS). Entre eles, a “disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio e vídeo” - o chamado streaming, usado por empresas como Netflix e Spotify.

A taxa a ser cobrada é de 1,09% do valor do faturamento da nota. Serviços de hospedagem de dados também serão tarifados, assim como a criação de programas de computador.

O texto não tem data para a votação. O líder do governo na Câmara, Aurélio Nomura (PSDB), afirma que há outros projetos que são prioridade no legislativo, como o plano de privatizações de Doria, mas diz que tramitará o texto “o mais rápido possível”.

Segundo o tucano, “a expectativa de aumento na arrecadação é baixa”, uma vez que, segundo Nomura, “esse projeto serve apenas para adequar a tributação da cidade seguindo normas federais”.

Nomura se referia à lei complementar, assinada pelo presidente Michel Temer no ano passado, que instituiu a cobrança de streaming como sendo de atribuição dos municípios. “O imposto será pago onde o serviço é utilizado”, afirma o vereador, defendendo a municipalização da cobrança.

O projeto de lei do prefeito também institui a cobrança para outros serviços, como aplicação de piercing, reflorestamento, e monitoramento eletrônico, entre outros serviços.

A reportagem pediu um posicionamento da Prefeitura sobre o assunto, mas ainda aguarda resposta. Na justificativa enviada à Câmara com o projeto de lei - um documento de praxe - Doria afirma que institui as alterações no ISS para “adequar a legislação municipal” e “evitar a ocorrência de atos de improbidade administrativa” na capital.

A reportagem também pediu esclarecimentos para as empresas citadas. O Spotify informou que não comentaria. A Netflix ainda não enviou resposta.



Crônica

Ela acessava a internet paga e, com uma taxa, assistia a filmes inéditos, antes mesmo da estreia, no Netflix e ouvia suas músicas preferidas pelo Spotify diretamente de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Informou-se de que o Governo Municipal de São Paulo obrigaria o pagamento de impostos pelos serviços, doa a quem doer.

O Estado, seja ele nas esferas municipal, estadual ou federal, não perdoa na sociedade capitalista. É sempre impostor. Taxará também aplicação de piercing, reflorestamento e monitoramento eletrônico. Pensa ainda em cobrar Imposto Sobre Serviços em tatuagens. Ela se desesperou. Tinha tatuada a logomarca da Pastoral da Criança na sua coxa esquerda. Foi voluntária por mais de 30 anos do organismo de ação social em um tempo em que a desnutrição infantil batia recordes e não existia pilantropia.


Se até a Pastoral da Criança tem a sua marca patenteada pelos proprietários, o que esperar da sua reprodução em uma coxa feminina? Tributo sobre arte ou exploração sexual feminina? Amputa, Dória!!! E não se esqueça de pintar de cinza!!!    

Nenhum comentário: