ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 18 de novembro de 2017

Governo Pimentécio favorece grileiros no Norte de Minas

Acampamento Nova Cachoeirinha é ameaçado de despejo

Montes Claros-MG, quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O desembargador Antônio Bispo, do Tribunal de Justiça de Minas Gerrais (TJMG), deferiu liminar de reintegração de posse favorável ao latifundiário grileiro Manoel Patrício de Souza Gomes. Esta absurda decisão desconsidera completamente o fato irrefutável dessas terras, que hoje compõe a Fazenda Vera Cruz, terem sido griladas por este latifundiário em conluio com o famigerado coronel Georgino Jorge de Sousa nos odiosos e amplamente conhecidos episódios de 1967.

As mais de 60 famílias que compõe o Acampamento Nova Cachoeirinha são os legítimos herdeiros da heroica luta dos posseiros que, neste ano, celebramos o seu cinquentenário. Nestas terras, regadas com o sangue dos heroicos posseiros de 1967, existem pessoas já idosas que foram expulsas pelas tropas e pistoleiros comandados pelo coronel Georgino, além de filhos e netos dos 212 posseiros de Cachoeirinha expulsos de suas terras durante o regime militar. Há, inclusive, várias pessoas que foram expulsas das terras onde hoje está localizada a Fazenda Vera Cruz.

Apesar de constar na ata da reunião realizada no 51º Batalhão da Polícia Militar (PM), em Janaúba, no último dia 31 de outubro, que o prazo de reintegração é até 05 de dezembro, a operação realizar-se-á no dia 21 de novembro de 2017, conforme foi informado à advogada da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas (LCP), Amanda Reis, por Aldenir Vianna Pereira, diretor de Promoção e Defesa da Cidadania no Campo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). Aldenir Vianna afirmou ainda que já foi convidado pela Polícia Militar de Montes Claros para integrar o Comitê de Crise no dia da reintegração e que já repassou o ofício com o convite para a Mesa de Diálogos.

Ao protelar o início da ação discriminatória, descumprindo o compromisso feito com os camponeses representantes das famílias do Acampamento Nova Cachoeirinha em reunião realizada na sede da Seda no último dia 02 de outubro, o governo de Fernando Pimentel/PT favorece e avaliza as ações criminosas dos latifundiários grileiros de Cachoeirinha, ademais de ser cúmplice de mais esta arbitrariedade do TJMG e responsável direto pela iminente ação violenta da PM, que está sob o comando direto do governador.

Já o prefeito Wilton Leite Madureira/PT, também é cúmplice deste absurdo despejo ao não se posicionar favoravelmente à histórica luta dos posseiros. Seu criminoso silêncio e mentirosa “imparcialidade” torna-o corresponsável por tudo o que ocorrer contra as famílias.   

É urgente que todos os democratas e progressistas se mobilizem no sentido de impedir que ocorra mais esta injustiça! Solicitamos que enviem mensagens ou liguem para a Seda, Mesa de Diálogo e a Prefeitura de Verdelândia, exigindo o início imediato da ação discriminatória e a consequente suspensão da liminar de reintegração de posse. 

Comitê de Apoio à Luta pela Terra

CONTATOS

Neivaldo de Lima Virgílio
Secretário de Desenvolvimento Agrário 
(31) 3915-8453
gabinete@agrario.mg.gov.br

Lucas de Oliveira
Mesa de Diálogo
lucas.oliveira@planejamento.mg.gov.br 

Prefeitura de Verdelândia
Wilton Madureira/PT)
(38) 3625-8113

Nenhum comentário: