ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

E quando desaparecer a oposição entre trabalho intelectual e manual?

(...)   

“Mas alguns indivíduos são superiores, física e intelectualmente a outros e, pois, no mesmo tempo, prestam trabalho, ou podem trabalhar mais tempo; e o trabalho, para servir de medida, tem que ser determinado quanto à duração ou intensidade; de outro modo, deixa de ser uma medida.”

(...)

“O direito não pode ser nunca superior à estrutura econômica nem ao desenvolvimento cultural da sociedade por ela condicionado.”

(...)

“Em uma fase superior da sociedade comunista, quando houver desaparecido a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho e, com ela, o contraste entre o trabalho intelectual e o trabalho manual; quando o trabalho não for somente um meio de vida, mas a primeira necessidade vital; quando, com o desenvolvimento dos indivíduos em todos os seus aspectos, crescerem também as forças produtivas e jorrarem em caudais os mananciais da riqueza coletiva, só então será possível ultrapassar-se totalmente o estreito horizonte do direito burguês e a sociedade poderá inscrever em suas bandeiras: de cada qual, segundo sua capacidade, a cada qual, segundo suas necessidades.”

(...)

Karl Marx (1818-1883) no célebre texto “Crítica ao Programa de Gotha”   

Veja a profissão mais valorizada na sociedade capitalista: a do médico. O médico é aquele que trabalha tanto com o intelecto, quanto com o braço. Tem que estudar para se manter atualizado em relação aos avanços científicos, mas sempre está em constante contato com cirurgias. O enfermeiro, a empregada doméstica do hospital, também está no mesmo patamar. É trabalhador que se utiliza do cérebro e do seu físico. Antes existia a profissão de maqueiro. Raros lugares preservam hoje esse ofício e, quando preservam, é porque são mais humanos do que extremamente financistas. Um hospital conta hoje com recepcionistas, seguranças, médicos, enfermeiros, administradores de empresa, motoristas.    

O engenheiro, o arquiteto, o decorador também podem ser enquadrados em áreas operárias em que o trabalho manual e o trabalho intelectual estão estreitamente ligados. Atente-se como o pedreiro e o servente (peão de obra), apesar de não possuírem a teoria, são muito sábios por terem a prática criadora como maneira de libertação social.  


Observe como os trabalhadores rurais, mesmo sem estudo, possuem uma inteligência de causar inveja ao mais culto dos doutores. As nossas melhores artes foram feitas não por grandes mestres e sim pelos analfabetos, pelos iletrados. O alfabeto nos coloca em uma fôrma de bolo e nos impede de ver opções para a vida. A fábrica nos impõe os nossos gostos. 

Nenhum comentário: