ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 5 de novembro de 2017

VITÓRIA - Justiça determina intervenção no jornal “Hoje em Dia”, de Ruy, Raquel Muniz e da Soebras

O juiz Marcos Vinícius Barroso, da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, determinou intervenção na Ediminas, proprietária do jornal “Hoje em Dia”, e na Minas Editora, acionista da Ediminas. A decisão visa garantir o pagamento da dívida trabalhista com os jornalistas dispensados pelo “Hoje em Dia” em fevereiro de 2016, sem o pagamento de verbas rescisórias e nem mesmo o salário do último mês trabalhado.

Por decisão do juiz, os sócios das duas empresas estão proibidos de praticar quaisquer atos jurídicos em nome delas, sem aprovação judicial. Entre esses atos, estão a venda das cotas societárias das empresas, que ficarão em indisponibilidade e penhora. O juiz considerou que as cotas podem ter valor comercial para pagamento da dívida dos jornalistas.

O “Hoje em Dia” pertence atualmente ao ex-prefeito de Montes Claros (2013-2016), Ruy Muniz (PSB), um dos réus desse processo e de inúmeros outros na seara criminal e trabalhista. Além do político, também é réu na ação sua esposa, a deputada federal Raquel Muniz (PSC), Flávio Jacques ex-proprietários do “Hoje em Dia”, além da Sociedade Educativa do Brasil (Soebras), Ediminas, Editora Minas, Rádio e Televisão Record, Lucianne Rafaella Viana Tupinambá e Luciano Resende Martins de Souza.

De acordo com a Justiça, antes da demissão foram praticados “inúmeros atos de desfazimento e proteção patrimoniais na iminência do encerramento das atividades das empresas”, dentre eles alienação fiduciária e alienação de imóvel no valor de R$ 19 milhões.

O imóvel citado é a antiga sede do “Hoje em Dia”, cuja venda apareceu na delação premiada da JBS. Ele foi comprado por Joesley Batista, dono da JBS, a pedido do senador Aécio Neves (PSB), réu na operação Lava-Jato, para ajudar os antigos donos do jornal.

Em junho deste ano, jornalistas e movimentos sociais ocuparam o prédio para chamar atenção da sociedade mineira para o calote dado nos trabalhadores pelos donos do jornal.

Histórico

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2016, 38 jornalistas do “Hoje em Dia” foram demitidos, ao fim da jornada de trabalho. A empresa não pagou o acerto rescisório e nem mesmo os salários do mês. Alguns dias antes, o jornal tinha trocado de mãos pela segunda vez em dois anos, passando do Grupo Bel, de Flávio Jacques Carneiro, para a Soebras, de Ruy Muniz.

O juiz informa ainda que foi efetivada ordem judicial de busca, apreensão penhora e depósito de veículos de luxo existentes em nome da companheira de Flávio Jacques, que não entregou declarações de rendimentos nos anos calendários de 2015 e 2016.

Nesta quarta-feira (1º/11), houve mais uma audiência do processo (foto), na qual diretores do banco Bradesco foram convocados para dar esclarecimentos sobre transações referentes à venda de imóveis particulares de Flávio Jacques Carneiro. A interventora no jornal “Hoje em Dia” acompanhou a audiência.


Crédito da Imagem: Marcelo Prates
[1º/11/2017]

SUGESTÃO DE VÍDEO 
(clique no título para ouvi-lo)

SENHORA DAS CANDEIAS - CLARA NUNES



FRASES DE GÊNIOS 

“Nunca dominaremos completamente a natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta natureza, permanecerá sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação.” Sigmund Freud (1856-1939)

“Os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homens.” Marshall MacLuhan

“Tornamo-nos uma máquina de esperar. No momento esperamos a comida, depois será a correspondência e a qualquer momento uma bomba inimiga que poderia acabar com nossa ansiosa e tediosa espera.” Heinrich Straken (1919-1942)

“A morte é mais leve do que uma pluma. A responsabilidade de viver é tão pesada quanto uma montanha.” ditado popular japonês

“O homem já não é o senhor dentro da sua própria casa” Sigmund Freud (1856-1939)

“Sintonize, se ligue, caia fora” Timothy Leary (1922-1997)

“Todo homem com direito a voto é considerado inimigo a não ser que tenha sido ativamente educado para ser amigo.” Emmeline Pankhurst (1872-1927) 

“Minha vela queima dos dois lado. Não durará a noite toda. Mas oh! Meus amigos, ah! Meus inimigos. É de uma luz maravilhosa” Coco Chanel (1883-1971)

Em 1916, Margareth Sanger abriu a primeira clínica de controle de natalidade. Acusada de obscenidade, Margareth foi presa. Margareth Sanger viveu de 1883 a 1966

Anos 1960... Algumas criaram a mini-saia. Outras queimaram sutiãs.    

A luz elétrica, o rádio e a aspirina. 1900, faltam poucos dias para a inauguração da “Exposição Universal de Paris”. Henry Beau (1865-1916), profissão: engenheiro elétrico preocupado. Tem apenas 24h para ligar 5.700 lâmpadas do Palácio da Eletricidade.

1900, em algum ponto da América, Paul Norman (1882-1900). Não tinha luz elétrica em casa.

Casa de um camponês na Rússia. Yuri Gagarin, o pai. Conheceu a luz elétrica em 1931. Yuri Gagarin, o filho (1934-1968). Conheceu o espaço em 1961

“Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz.” Maiakovski 1907 

Nenhum comentário: