ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Tu és Pedro e sobre esta pedra constituirei a minha Igreja

Pietro, 11 anos, mestiço, morador do Bairro Doutor João Alves, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Era quinta-feira, 02 de novembro de 2017, Dia de Finados. Já sabe que a data é instante para trabalhar e ajudar no sustento do lar familiar.

O carro para perto da sua casa e ele pergunta se pode olhar para assegurá-lo de pequenos furtos que ocorrem na cidade. O Cemitério Senhor do Bonfim e o Parque Jardim da Esperança são ali perto da sua casa. A movimentação de gente viva é grande. Os vivos se agitam para lembrar seus entes queridos que partiram desta para melhor.

Ali todo mundo passa a fazer parte da mesma terra, a compartilhar os mesmos pensamentos. “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, avisa a entrada de boas-vindas construída em um cemitério qualquer. Mas criaram a fogueira em que morreu Santa Joana Darc e agora a cremação para reforçar o versículo bíblico: do pó, nós viemos e, para o pó, nós voltaremos.


Não adianta criar subterfúgios. No final, seremos todos iguaizinhos... Todo mundo vai ficar juntinho, juntinho... Enquanto isso, Pietro vigia o automóvel que, talvez, nunca terá, mas é o seu ganha pão de cada dia...  

Nenhum comentário: